Masculinidades e feminilidades nas imagens do livro didático de Ciências da Natureza da Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Neste trabalho, analisamos como o livro didático de Ciências da Natureza da Educação de Jovens e Adultos (EJA), edição de 2014, enquanto um artefato cultural funciona como um currículo e uma pedagogia cultural, produzindo representações de gênero que vão constituindo as identidades culturais de estudantes, especialmente, suas masculinidades e feminilidades, por meio das imagens que representam as profissões/atividades laborais ditas de homens e mulheres. Para a análise, utilizamos aporte do campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. A análise das imagens acerca das profissões/atividades laborais de homens e mulheres revelou uma manutenção da lógica sexista e binária, que em termos de representação e como foco o mundo do trabalho é inflexível e restritivo, mesmo para os homens e as mulheres. Assim, as representações de trabalho analisadas cumprem a missão de encarregar as mulheres jovens e adultas da EJA para serem trabalhadoras domésticas ou assumirem profissões ligadas ao cuidado. Por sua vez, educam os homens para serem fortes, viris e dominarem o espaço público, seja no campo ou na cidade.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/cgt.v15n45.14481
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