Direito e literatura: o discurso sexista contra a mulher em postagens da mídia social Twitter, trabalhado à luz da igualdade da Lei Maria Da Penha

Flávio Fernandes Mesquita, Fabiane Fernandes Mesquita, Luciana Gonçalves krohn, Renata Fernandes Mesquita

Resumo


O artigo tem por objetivo identificar por meio de imagens o discurso ideológico machista contra mulher, e seus sentidos atribuídos à mulher em rede social digital, assim, provocar discussões teóricas e metodológicas, mediante imagens tiradas do Twitter brasileiro. A metodologia empregada é a político-cultural com revisão de literatura, fazendo-se um levantamento de imagens e de sítios de internet. Como aporte teórico, a perspectiva será analisada nas contribuições teóricas de Eni Orlandi (2015) e Maingueneau (2015), que complementam o núcleo do método. Assim, o desenvolvimento da pesquisa oferece elemento do discurso ideológico, mostrando a sua incidência num discurso negativo contra mulheres brasileiras. A existência de instrumentos que resguarda a igualdade de gênero, no caso a Constituição Federal de 1988 que traz proteção à mulher — e a Lei n° 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, garante proteção psicológica, física e social, além de inibir outras atrocidades. Na parte ideológica, a enunciação trouxe a compreensão do sujeito partícipe de grupo social, mas se opõe a outro grupo de sujeito (mulher), a produção dos discursos de pessoas públicas, aparecem influências históricas do (patriarcado) ideológico o lexema de falas com intuito de denegrir a mulher, o fato causa grande alterações na sociedade, pois pessoas públicas tornam-se um espelho para a comunidade. Isto posto, a construção da lógica argumentativa referente ao discurso machista, o corpus foi analisado por meio das figuras 1, 3 e 4 que trouxe as escritas em português e publicadas no Twitter. Por todos esses aspectos, percebe-se que o discurso ideológico sexista e sua funcionalidade ficam em descompasso com o sistema de igualdade garantida por lei, e isso traz um conectivo negativo de atos para toda a sociedade quando compartilhado em diversos meios sociais. Como resultado dos estudos evidenciou-se a necessidade de se trabalhar a ideologia machista com foco na consciência humana, porém sob o viés de promover a igualdade do gênero feminino, assim, o empoderamento da mulher perpassará a multidisciplinaridade socioideológica da relação afetiva e social da evolução humana.


Palavras-chave


Direito. Discurso. Mulher. Mídia Social. Twitter.

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DOI: 10.3895/cgt.v15n46.13730

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