Potencializando as questões de gênero nas ciências: storytelling e a desestereotipação do (não)ser mulher cientista

Gustavo Pricinotto, Sara Silva Soares, Ana Carolina Hyrycena

Resumo


Propõe-se com este artigo uma provocação a respeito de uma experiência mediante a um trabalho realizado em um centro de convivência de uma região marginalizada na cidade de Campo mourão (PR), buscando compreender a percepção de meninas sobre o ser cientista mulher, sob a perspectiva pós-crítica feminista. Tendo em vista a multiplicidade dos espaços onde podem ocorrer o ensino e aprendizagem, aqui nos propusemos em representar mulheres cientistas por meio de uma roda de conversa utilizando-se da metodologia storytelling, que é um método que consiste em uma narrativa que pode atrair a atenção e a aproximação dos conteúdos para o seu público, que em nosso caso são as crianças desse centro. O presente estudo teve inspiração na literatura de Rachel Ignotofsky em seu livro “As Cientistas - 50 mulheres que mudaram o mundo”, acreditamos que a metodologia das narrativas aliada as questões de gênero apontam caminhos e possibilidades para esses sujeitos aprenderem com um potencial diferenciado sobre cientistas e representatividade de mulheres nas ciências e, deste modo, romperem com roteiros preestabelecidos do “ser mulher” em nossa sociedade patriarcal. 


Palavras-chave


Ensino de Ciências;Estudos de Gênero; Storytelling; Mulheres na Ciência; Representatividade

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v14n44.13254

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr