Tecnologias sociais e práticas educativas contextualizadas para a convivência com o semiárido: o lugar das mulheres

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Mayra Soares Silva

Resumo


Este texto tem como objetivo apresentar pesquisas sobre tecnologias sociais e práticas educativas contextualizadas para a convivência com o semiárido, destacando o protagonismo social de mulheres agricultoras. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica para conhecer os estudos já realizados sobre o tema. A produção analisada reconhece que as mulheres — por meio da organização, da participação, da resistência e da luta — estão vencendo algumas barreiras, principalmente na agricultura familiar. Enfatiza que o acesso às tecnologias sociais e às práticas educativas contextualizadas para a convivência com o semiárido contribuem no processo de empoderamento, emancipação e valorização das mulheres agricultoras familiares. Também destaca que a valorização dos direitos das mulheres camponesas e agricultoras, desde as garantias individuais até as coletivas, dá visibilidade ao trabalho que elas realizam. Conclui-se que o semiárido é um lugar de possibilidade, de vida, de saberes e de resistências.

 


Palavras-chave


Pesquisas. Tecnologias Sociais. Convivência com o semiárido. Mulheres agricultoras.

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DOI: 10.3895/cgt.v15n45.13241

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