Como a história da ciência pode contribuir para o ensino de biologia? Um olhar para a história das mulheres

Yaci Maria Marcondes Farias

Resumo


O campo de pesquisa História das Mulheres tem aparecido com regularidade na literatura especializada dos últimos cinco anos associada ao ensino de ciências. Diversas(os) autoras(es) pontuam o potencial e relevância desta associação em um ensino crítico, antiopressivo e não sexista. Nesse sentido, este artigo buscou apontar, por meio de  uma revisão bibliográfica integrativa, possíveis maneiras pelas quais a História da Ciência, aqui em específico, a história das mulheres na ciência, pode contribuir para um ensino de biologia que vá além da mera apreensão dos conteúdos tradicionalmente atribuídos ao currículo de biologia, mas que contextualizando-os, promova uma aprendizagem crítica, reflexiva, principalmente no que concerne à opressão de gênero. Essa pesquisa constatou o grande potencial das trajetórias e pesquisas de mulheres cientistas para um ensino de biologia contextualizado que objetiva promover uma educação crítica e não sexista.

 


Palavras-chave


História da ciência. História das mulheres. Ensino de biologia.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v15n45.13157

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr