Como a história da ciência pode contribuir para o ensino de biologia? Um olhar para a história das mulheres
Resumo
O campo de pesquisa História das Mulheres tem aparecido com regularidade na literatura especializada dos últimos cinco anos associada ao ensino de ciências. Diversas(os) autoras(es) pontuam o potencial e relevância desta associação em um ensino crítico, antiopressivo e não sexista. Nesse sentido, este artigo buscou apontar, por meio de uma revisão bibliográfica integrativa, possíveis maneiras pelas quais a História da Ciência, aqui em específico, a história das mulheres na ciência, pode contribuir para um ensino de biologia que vá além da mera apreensão dos conteúdos tradicionalmente atribuídos ao currículo de biologia, mas que contextualizando-os, promova uma aprendizagem crítica, reflexiva, principalmente no que concerne à opressão de gênero. Essa pesquisa constatou o grande potencial das trajetórias e pesquisas de mulheres cientistas para um ensino de biologia contextualizado que objetiva promover uma educação crítica e não sexista.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/cgt.v15n45.13157
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