Por uma leitura feminista da Educação Infantil com vistas à democracia
Resumo
Este texto divulga um possível olhar sobre o debate das relações de gênero no âmbito da Educação Infantil, a partir de um município mineiro. A partir de pesquisa de excelência, financiada e desenvolvida em universidade pública, o estudo utilizou produção de dados analisados à luz de teorizações feministas. Como conclusão, percebeu-se que há avanços que caminham em meio a inconsistências e tensões, relacionadas à abordagem do tema gênero na Educação das crianças pequenas. Neste artigo, serão apresentadas as principais questões envolvidas em um percurso que arduamente vem sendo construído para que, de fato, a Educação Infantil se consolide como um nível de ensino que reivindique para si a responsabilidade de tratar a formação da criança, numa perspectiva que democratize e valorize todas as dimensões e direitos aos quais ela tem acesso. Tal diálogo se refere à tessitura de franca possibilidade de enfrentar, a partir da Educação Infantil, as desigualdades sociais e garantir uma proposta de sociedade mais justa e igualitária.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v14n43.12538
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.