Por uma leitura feminista da Educação Infantil com vistas à democracia

Maria Rita Neves Ramos, Daniela Auad

Resumo


Este texto divulga um possível olhar sobre o debate das relações de gênero no âmbito da Educação Infantil, a partir de um município mineiro. A partir de pesquisa de excelência, financiada e desenvolvida em universidade pública, o estudo utilizou produção de dados analisados à luz de teorizações feministas. Como conclusão, percebeu-se que há avanços que caminham em meio a inconsistências e tensões, relacionadas à abordagem do tema gênero na Educação das crianças pequenas. Neste artigo, serão apresentadas as principais questões envolvidas em um percurso que arduamente vem sendo construído para que, de fato, a Educação Infantil se consolide como um nível de ensino que reivindique para si a responsabilidade de tratar a formação da criança, numa perspectiva que democratize e valorize todas as dimensões e direitos aos quais ela tem acesso. Tal diálogo se refere à tessitura de franca possibilidade de enfrentar, a partir da Educação Infantil, as desigualdades sociais e garantir uma proposta de sociedade mais justa e igualitária.


Palavras-chave


Educação Infantil; Feminismos;Gênero

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DOI: 10.3895/cgt.v14n43.12538

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