Os desafios das diferenças: rompendo expectativas na construção de uma carreira científica.
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre os obstáculos e intolerâncias vividas na trajetória acadêmica de uma pesquisadora negra oriunda de classe social menos favorecida, que, além de enfrentar a tríplice opressão – gênero/cor/classe social, desafiou os mitos da pretensa ‘incompatibilidade’ das mulheres com os campos das Ciências consideradas “duras”, ingressando e tornando-se pesquisadora na área da Matemática. Pretende-se também, através do seu exemplo de pertencimento e méritos profissionais como docente/pesquisadora em Matemática, traduzir a importância da sua representatividade como mulher negra doutora para futuras gerações de jovens aspirantes à seara da Ciência e Tecnologia. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada analisada à luz da Análise do Discurso, buscando desvelar, nos discursos da acadêmica, os estereótipos enfrentados e suas formas de luta e resistência para sobreviver e avançar em um campo ainda minado pelo racismo e sexismo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v14n44.12336
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.