Os desafios das diferenças: rompendo expectativas na construção de uma carreira científica.

Márcia Barbosa de Menezes

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre os obstáculos e intolerâncias vividas na trajetória acadêmica de uma pesquisadora negra oriunda de classe social menos favorecida, que, além de enfrentar a tríplice opressão – gênero/cor/classe social, desafiou os mitos da pretensa ‘incompatibilidade’ das mulheres com os campos das Ciências consideradas “duras”, ingressando e tornando-se pesquisadora na área da Matemática.  Pretende-se também, através do seu exemplo de pertencimento e méritos profissionais como docente/pesquisadora em Matemática, traduzir a importância da sua representatividade como mulher negra doutora para futuras gerações de jovens aspirantes à seara da Ciência e Tecnologia. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada analisada à luz da Análise do Discurso, buscando desvelar, nos discursos da acadêmica, os estereótipos enfrentados e suas formas de luta e resistência para sobreviver e avançar em um campo ainda minado pelo racismo e sexismo.


Palavras-chave


Mulheres; Negra; Classe Social; Matemática

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DOI: 10.3895/cgt.v14n44.12336

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