Luzinete Simões Minella fala aos Cadernos de gênero e Tecnologia

Lindamir Salete Casagrande

Resumo


Nesta entrevista vamos conhecer Luzinete Simões Minella, uma das percursoras dos estudos de gênero e ciência no Brasil. Luzinete nos relata sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional com generosidade e riqueza de detalhes. É, sem dúvida, um percurso inspirador e que revela formas e estratégias de resistência para conseguir conciliar, ou não, vida pessoal com profissional, necessidade que se impõe às mulheres.

Luzinete apresenta um memorial ímpar das publicações sobre gênero e ciência no Brasil que só ela, por ter feito parte dessa história, poderia traçar. Considero que aqui temos mais do que uma entrevista, temos um documento que resgata a história deste campo do conhecimento que é fundamental para que as pessoas que estão adentrando nesta área possam conhecer e reconhecer o que foi feito até aqui.

Autora de diversos artigos publicados em revistas de ampla circulação nacional e internacional Luzinete nos inspira com sua trajetória de lutas e coragem para enfrentar novos desafios. Em todo seu relato, percebe-se que o amor e a generosidade permeiam a vida e a carreira desta mulher que se mostra e se deixa conhecer.

Assim, convidamos todas e todos a conhecer, admirar e se encantar com Luzinete.


Palavras-chave


Estudos de gênero; História; Periódicos de gênero; Gênero e ciência.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v13n41.10515

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr