Matemática para a Educação Matemática e suas relações com a comunidade
escolar a partir da interrogação: que influências a comunidade escolar
apresenta ao desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática
para a Educação Matemática? As autoras Eliane Siviero da Silva e Lucieli M.
Trivizoli apresentam uma proposta de ensino para os anos iniciais do Ensino
Fundamental, por meio de uma atividade sobre sistemas de numeração
baseada em informações históricas. Paulo Henrique Rodrigues, Eliane Maria
de Oliveira Araman e Tiago Henrique Reis explanam o tema Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação e História da Matemática por meio de
uma abordagem relacionada ao Crivo de Eratóstenes. Já o tema Exploração-
investigação matemática na Educação Infantil é discorrido pelas autoras
Luciana de Souza, Maiara Aline Junkerfeurbom e Tânia Stella Bassoi. Os
diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de
Modelagem Matemática são explorados pelas autoras Elida Maiara Velozo
de Castro e Michele Regiane Dias Veronez. Os autores Milene Aparecida
Malaquias Cardoso, Fernando Francisco Pereira e Jader Otavio Dalto tratam
do tema Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino a partir de
uma experiência com o sétimo ano. Já as autoras Cileide Teixeira da Silva Polli
e Helenara Regina Sampaio Figueiredo apresentam uma sequência didática
para o ensino de polígonos por meio do uso de materiais manipuláveis, no
quinto ano do Ensino Fundamental. As relações entre a cultura escolar do
campo e o ensino da matemática são exploradas no manuscrito de autoria
de Maykon Jhonatan Schrenk e Barbara Winiarski Diesel Novaes. Os autores
Cleiton Antonio Marino e Marcele Tavares Mendes abordam o tema
delineamento de tarefas matemáticas à luz da Pesquisa de Desenvolvimento
(Design Research) e, para isso, analisam o processo de elaboração de uma
trajetória de ensino e de aprendizagem – envolvida no contexto de plantas
baixas – para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental.
De autoria de pesquisadores do Estado do Paraná, os textos deste Dossiê
representam a diversidade de instituições de Ensino Superior e da Educação
Básica e de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu envolvidos com a
pesquisa em Educação Matemática neste Estado.
A última seção “Entrevistas da Actio” é inaugurada neste número. As
entrevistas foram concedidas por Marcelo Brito Carneiro Leão, professor da
Universidade Federal Rural de Pernambuco, pós-doutor no uso da
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciência e Maria
Aparecida Viggiani Bicudo, professora da Universidade Estadual Paulista
(UNESP – Rio Claro), referência nos estudos sobre Filosofia da Educação e
Fenomenologia. Os entrevistadores constituem-se de docentes e discentes
do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e
Tecnológica (PPGFCET), que atuaram durante o evento Jornadas de Educação
em Ciências e Matemática, realizado em outubro de 2017, na Universidade
Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Ficam os agradecimentos a todos aqueles que contribuíram direta ou
indiretamente para a publicação desse número da revista, e de modo
especial aos autores que realizaram as adaptações necessárias e
encaminharam seus textos ao periódico; aos pareceristas que colaboraram