ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 39-57, mai./ago. 2018.
projetos políticos pedagógicos, elaborações de projetos e análises dos livros
didáticos. Recorremos ao conceito de atividade teórica, entendendo que a “(…)
atividade teórica não transforma a realidade embora sua existência esteja
vinculada com a prática uma vez que fornece conhecimentos imprescindíveis para
essa transformação.” (MORETTI, 2007, p. 82).
O âmago dessas atividades encontra-se em propiciar ao futuro professor
conhecimentos teóricos para sua atuação docente. Nesse conjunto de atividades,
não encontramos, de modo geral, a possibilidade de articulação entre a teoria e a
prática em uma formação para a práxis, pois elas lidam com documentos e estudos
teóricos, e, assim como prática como componente curricular, elas acabam não
oferecendo para o acadêmico essa experiência. Mesmo que as atividades sejam
importantes para a docência, elas não estão diretamente corroborando no sentido
da práxis pretendida. Cabe aqui destacar a necessidade de que essas propostas
envolvam a relação com a educação escolar. Por exemplo: ao se estudar a
legislação educacional, promover a aproximação com a escola procurando
entender como esta se organiza frente às leis que a regem. Ao analisar um livro
didático, investigar como este se articula à proposta pedagógica da escola, dentre
outras possibilidades.
O maior leque de atividades encontra-se no grupo 2, que consideramos
apresentar mais evidências de elementos teóricos e práticos na elaboração das
atividades. Encontramos atividades de diversas características, dentre as quais
destacamos o estudo e uso de softwares. Nessa atividade o acadêmico encontra-
se em dois movimentos: um primeiro de cunho teórico, em que é preciso por meio
de estudos compreender os softwares que oportunizam melhores condições para
o ensino da matemática, para posteriormente aplicar esses conhecimentos
teóricos no uso dos softwares, com intuito de ensinar matemática. Assim,
envolvendo uma formação em direção à práxis. Nesse sentido:
(...) a atividade do professor será entendida como práxis pedagógica, se se
constituir na unidade entre a atividade prática e atividade teórica na
transformação da realidade escolar. A práxis pedagógica ao ter como
fundamento a prática docente, busca a teoria de modo que esta possa
esclarecê-la e servir-lhe de guia ao mesmo tempo em que, num processo
contínuo, permite o enriquecimento da teoria pela prática. (MORETTI, 2007,
p. 94).
Esse movimento de correlação, no qual a teoria orienta as próximas ações que
serão realizadas pelos acadêmicos, enriquece a formação do futuro professor, que
encontra a possibilidade de planejar diferentes abordagens para o tratamento dos
conhecimentos estudados. Por sua vez, durante ou posteriormente a aplicação, o
acadêmico poderá refletir sobre a aplicação da atividade de prática como
componente curricular e aperfeiçoar seu conhecimento teórico baseado em sua
prática. Além disso, uma atividade que não se encontrava nas intersecções como
a “Elaboração de uma questão sobre o tema proposto”, pode oportunizar que o
acadêmico relacione tanto os conhecimentos teóricos quanto práticos, pois é
preciso revelar um movimento de apropriação dos conceitos matemáticos
envolvidos nas questões, bem como pensar em quem irá resolvê-las, adequando a
idade correta ao nível de dificuldade, dentre outros aspectos. Dessa forma:
(...) à medida que, no desenvolvimento das atividades de ensino e de
aprendizagem propiciadas aos futuros professores, se contemplem