ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 184-204, jan./abr. 2018.
licenciandos, e, em outros, ainda deixam traumas de formação no sujeito, que
criam barreiras no seu processo de formação e aprendizagem. E, os elementos e
momentos de constituição da identidade docente podem ser vistos pela influência
da família, amigos, contexto social, o estágio, os discursos e práticas discursivas,
pelo Memorial, e em especial os professores que são modelos do que os
licenciandos querem ou não seguir, e que vão influenciando a formação dos
licenciandos. Acredita-se que tal formação ocorre como um processo contínuo em
que, aos poucos, os licenciandos vão se formando e se descobrindo professores, e
que suas identidades não são fixas, mas vão sendo produzidas dentro dos e nos
discursos e nas relações com os contextos do qual fazem parte.
Já com relação a compreender se os Memoriais de Formação podem ser
instrumentos de reflexão do processo de formar-se professor, na perspectiva dos
licenciandos, mediante todas as narrativas e análises realizadas, analisou-se que o
Memorial tem exercido um potencial formativo importante nesse processo de
formar-se, constituir-se professor, levando os licenciandos a refletirem sobre seus
percursos de vida e formação, resignificando-os e os transformando,
compreendendo melhor suas identidades.
Assim, compreendeu-se que com a escrita dos Memoriais os licenciandos
estão conseguindo refletir sobre sua formação, vivendo e revivendo momentos
que foram importantes em sua vida, e que esses momentos, em alguns casos,
passam a ser vistos com outros olhares e a ter outros sentidos, outros significados.
Compreendemos ainda que refletir e escrever os memoriais permite ao
licenciando reviver o que foi esquecido e contribui com sua formação, fazendo com
que esse sujeito compreenda melhor seu percurso formativo. Dessa forma, o
Memorial pode ser compreendido como um instrumento para a reflexão da
constituição da identidade docente dos licenciandos.
Nesse movimento, de investigar a produção dos Memoriais de Formação, o
que emergiu das narrativas dos licenciandos é que os Memoriais foram
instrumentos de reflexão da formação dos licenciandos e serviram para que os
mesmos pudessem repensar a história de vida e formação; indicando ainda que os
elementos influência da família, dos professores, dos amigos, do processo de
educacional, dos contextos dos quais fazem ou fizeram parte, das práticas de
estágio, dos discursos produzidos, e dos modelos de professores, contribuem para
a constituição da identidade do sujeito que estão se constituindo, e que também
fazem parte da identidade docente do professor, já que o professor é a pessoa e a
pessoa é o professor, e assim, uma identidade não se dessassocia da outra, mas,
se complementam. Assim, pode-se dizer que refletir sobre sua história de vida
pode contribuir para reflexão da própria formação e constituição da identidade.
Acredita-se que os sinais que as narrativas estão apresentando, indicam
algumas pistas de como a identidade dos licenciandos vai se constituindo, num
processo de relação dos sujeitos com os discursos e contextos de sua história de
vida e formação. Compreende-se, assim, que o Memorial pode ser um valioso
instrumento utilizado no processo de formação e constituição da identidade
docente dos licenciandos, que requer, por um lado, uma boa orientação por parte
dos professores formadores, e por outro, um mergulho profundo, por parte do
licenciando, na sua história de vida e formação, em busca de elementos que o
formem e o transformem, mas que, acima de tudo, possibilitem a reflexão dos