ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 148-166, jan./abr. 2018.
significados, pois “O cinema possibilita o encontro entre pessoas, amplia o mundo
de cada um, mostra na tela o que é familiar e o que é desconhecido e estimula o
aprender. [...] aguça a percepção e torna mais ágil o raciocínio [...]” (ALENCAR,
2007, p. 137). Assim, quando utilizados em sala de aula, os filmes podem auxiliar
no processo de ensino-aprendizagem, aproximando o estudante do conteúdo em
estudo, proporcionando a articulação entre o filme e a temática estudada.
Podemos pontuar aspectos que o constituem esse tipo de estudo
positivamente, pois a utilização do filme em sala de aula pode ser considerada uma
ferramenta de ensino relevante, que auxilia na assimilação da temática em estudo.
Além disso, provoca um maior impacto inicial em comparação com a simples
escrita sobre a temática, e também incentiva o envolvimento, pois permite que o
estudante relacione as cenas do filme com o seu cotidiano. Isso ocorre, de acordo
com Viana (2002), pois:
O adequado equilíbrio entre as palavras e as imagens facilita os processos de
desenvolvimento do pensamento em geral e, em particular, no processo de
ensino/aprendizagem. É por isso que se assinala que sem sensações,
percepções e representações não há desenvolvimento do pensamento; daí
ser importante, sempre que possível, além das palavras, usar representações
visuais (VIANA, 2002, p. 77).
Dessa forma, o autor afirma que as crianças aprendem vendo filmes. Além
disso, criam estímulos e interesse para lerem textos escritos, sendo que isso não
acontece somente em crianças, mas também em jovens e em adultos. Assim, é
relevante que o professor destaque, dos filmes, fragmentos que podem causar
reflexões críticas e instigar o raciocínio dos estudantes. Dessa forma, o docente
conduzirá a intermediação entre o filme e o conhecimento.
De acordo com Cipolini (2010), o filme pode auxiliar na estruturação de
temáticas das aulas de Ciências e para disciplinas diversas e também pode dar
alicerce à elaboração de inúmeras atividades, como, por exemplo, de uma feira de
ciências. A partir do filme, os estudantes se baseiam em experiências vividas por
personagens e as relacionam com as suas perspectivas, motivando-os a planejar
novos projetos e a incorporarem as necessidades da sociedade. Por isso, é
essencial ressaltar que o cinema exige do telespectador um olhar atento, pois pode
ser influenciado por diversos fatores externos, como, por exemplo, o contexto
social, econômico, familiar e cultural.
Assim, é possível perceber, entre os estudantes, como, individualmente, vão
formando ideias diferentes sobre o filme.
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE CIÊNCIA
Atualmente o ensino de Ciências das escolas brasileiras ainda acontece,
muitas vezes, de forma tradicional. Entretanto, muito tem sido questionado sobre
esse formato de ensino e aprendizagem e, nos últimos tempos, tem aumentado o
número das pesquisas com o intuito de suplantar esse modelo.
A chamada Alfabetização Científica passou a ser compreendida como
essencial para a formação de uma educação cidadã, para o entendimento e a
utilização dos conhecimentos científicos na própria vida do estudante e no seu
convívio em sociedade (SASSERON; CARVALHO, 2011). Essa Alfabetização