Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense

Amanda Rayana da Silva Santos, André Luís Assunção de Farias, Luís Otávio do Canto Lopes

Resumo


A pesquisa tem como objetivo analisar o papel das principais empresas produtoras do óleo de palma acerca dos conflitos socioambientais, na região do Nordeste do Pará. Optou-se pelo uso da abordagem da Economia Política do Meio Ambiente, com o uso da macroanálise, por meio da análise documental e aplicação de entrevista não-estruturada com os atores sociais envolvidos. Foram identificadas questões como o processo de formalização do trabalho, a fiscalização do trabalho infantil, a prestação de contas, a ausência de assistência técnica, a falha na entrega do adubo, o transporte no ponto de coleta, a formas de pagamento do cacho de fruto fresco, o uso de agrotóxico e a invasão de terra que se relacionam com o conflito. Assim, este trabalho demonstrou que a inserção das empresas de palma na Amazônia Paraense causa enfrentamento dos atores envolvidos devido as desigualdades na lógica de produção e que as empresas de dendê buscam estratégias de mediar o conflito socioambiental.


Palavras-chave


Amazônia Paraense;Dendeicultura; Conflito socioambiental;Economia Politica do Meio Ambiente

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DOI: 10.3895/rts.v16n39.8261

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