Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões

Marcelo Pupim Gozzi , Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Resumo


Este artigo mostra uma comparação entre duas comunidades, uma desenvolvida presencialmente e outra virtualmente, objetivando verificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas, quando visionadas através de quatro dimensões: formação da identidade do grupo; percepção dos limites individuais; definição do foco que mantém a comunidade ativa; e desenvolvimento da responsabilidade comum. Ele vem contribuir para o entendimento das potencialidades das comunidades virtuais, capazes de agrupar pessoas dispersas geograficamente, com baixo custo e flexibilidade temporal de acesso. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa em uma comunidade virtual de prática de um curso a distância mediado por computador e Internet, foi possível fazer uma descrição analítica- sintética do processo de construção de um projeto coletivo neste curso, possibilitando visualizar e analisar o desenvolvimento desta comunidade virtual nas quatro dimensões citadas, comparando com o resultado de uma pesquisa realizada em uma comunidade presencial. Os resultados mostram a comparação no desenvolvimento das duas comunidades, ressaltando a importância da mediação pedagógica e da interface virtual do ambiente para o favorecimento da construção de projetos coletivos em comunidades virtuais de prática.

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DOI: 10.3895/rts.v4n6.2516

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