Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social

Amanda Pereira da Silva, Amanda Pereira da Luz, Catiussa Maiara Pazuch, Lisandra Maria Kovaliczn Nadal

Resumo


Oriunda no Japão, a ferramenta 5S é um método para implantação de conceitos de gestão da qualidade em organizações. Apesar disso, ainda são escassas aplicações em instituições de ensino de cunho social, haja visto que pode atuar como fator de melhoria de vida da comunidade e construção de conhecimento. O objetivo principal foi realizar um levantamento dos trabalhos publicados que relacionam o Programa 5S e instituições de ensino de cunho social para comparar com as ações extensionistas desenvolvidas pelas autoras. Para o levantamento bibliográfico foram selecionados trabalhos acadêmicos que apresentaram os seguintes termos combinados: 5S e instituição de ensino; 5S e CRAS; 5S e assistência social; 5S e Projeto Pescar; 5S e escola; 5S e ensino básico; 5S e estudante. A análise apontou que as atividades desenvolvidas entre as instituições de cunho social, utilizando a ferramenta 5S, foram significativas para os estudantes e que as publicações científicas nesse âmbito ainda são escassas.

Palavras-chave


Gestão da qualidade; Extensão; Ferramenta da qualidade; Assistência social; Ensino básico

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DOI: 10.3895/rts.v19n58.16143

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