Informática: a capacidade empreendedora

Ricardo dos Santos

Resumo


Este estudo consiste em identificar o entenditnento e a compreensão que os acadêmicos do Curso Superior em Tecnologia - Sistemas de Informação do CEFET-PR / Medianeira têm a frente deste moderno instrumental de gestão de serviços, negócios e empresas. Provavelmente poucas profissões passaram por transformações profundas e em um tempo tão curto como a informática. Enfocamos no instrumento aplicado (questionário) questões de múltipla escolha, para 15 acadêmicos do terceiro período do curso, referenciadas em quatro tipos de escala de resposta (intensidade, capacidade, avaliação e frequência). Entre as âncoras nunca (0%) e extremamente (100%) listou-se palavras que descrevem diferentes graduações entre estes dois extremos. A literatura especializada não sabe dizer essencialmente até que ponto o ensino do Empreendedorismo possa a ser um importante instrumental para um desempenho profissional com qualidade. Portanto servimo-nos destas justificativas para reconhecer que o percentual percebido nos graficos é insatisfatório, pois refletem que, mesmo sendo percebida uma ascensão onde se admite a aplicabilidade e sua utilidade da atuação profissional nesta área do conhecimento, estes acadêmicos ainda admitem pouco ou não entendem, nem compreendem a necessidade de se ter este conhecimento.


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