A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
Resumo
Diante da disseminação de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Defendidos por alguns e criticados por outros, os artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado tanto do aluno quanto do próprio professor. Na Matemática, os recursos computacionais surgem como estratégias potenciais para complementar os processos de aprendizado por meio de práticas que envolvem o raciocínio lógico. A finalidade deste trabalho foi levantar a percepção dos professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental sobre o uso de recursos de multimídia e os resultados no cotidiano escolar. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental da região Oeste do Paraná e para a interpretação dos dados foi usada a técnica de análise do discurso do sujeito. A pesquisa apontou que os professores têm um bom conhecimento sobre a infraestrutura disponível na escola; também demonstraram que sabem usar muitos recursos didáticos, mas não o fazem por conta das limitações encontradas na instituição. Também se levantou que, pelo olhar dos professores, as principais áreas com possibilidades de aplicações computacionais em sala são trigonometria e geometria além de frações, funções e matemática financeira. Os professores foram unânimes em declarar que percebem diferenças no aprendizado de alunos quando utilizam recursos pedagógicos informatizados, mas que, acima de tudo está a dedicação, o monitoramento contínuo e, se possível, um contato individualizado junto ao aluno.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v8.n19.5198
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.