As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu
Resumo
Ao longo da carreira os professores vivenciam ciclos de vida profissional. O primeiro ciclo é definido como um período de exploração (1-3 anos), pois corresponde as primeiras experiências vivenciadas pelos professores no efetivo exercício da profissão. Por ser uma fase de transição, na qual o profissional passa de estudante a professor, este ciclo é marcado por desafios e perspectivas que podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desenvolvimento da carreira, determinando a sua ruptura ou continuidade, bem como a qualidade do trabalho realizado. Diante da importância do primeiro ciclo de vida profissional para o desenvolvimento da carreira docente, o objetivo deste trabalho é investigar como os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu vivenciaram este ciclo e o que esperam da carreira. Os sujeitos desta investigação responderam a um questionário e as informações obtidas foram a base para a compreensão e levantamento de aspectos importantes para a análise e reflexão do tema.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v8.n19.5118
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.