Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
Resumo
Este artigo se constitui como uma monografia, Métodos e Técnicas de Ensino, se trata de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa sobre o tema Plano de Trabalho Docente (PTD). O PTD se caracteriza hoje em muitas escolas como mais um documento que os professores devem preencher, a fim de cumprir com os tramites burocráticos, no entanto quando se concebe o PTD desta maneira, perde-se toda a sua real função, e afeta o desenvolvimento da prática do professor. O presente trabalho apresenta uma abordagem teórica da importância e relevância da construção do Plano de Trabalho Docente. Além do que ressalta os deveres assumidos pelos professores enquanto funcionários públicos estaduais, dentre as quais se destaca a elaboração e execução do PTD, sob a orientação da equipe pedagógica. Para observar como esta se desenvolvendo na prática a construção do PTD, além da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Ulysses Guimarães. Aplicou-se um questionário aos professores do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, no município de Foz do Iguaçu – PR, acerca do seu entendimento sobre a importância do PTD. Acredita-se que através desta pesquisa, muitas outras possam ser realizadas, pois o tema é amplo e de estrema necessidade a sua discussão e reflexão.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v8.n19.5090
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.