Intertextualidade entre o filme “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau e a obra de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima”

Ivânia Márcia Bottega, Nelson dos Santos

Resumo


Este artigo teve como objetivo conhecer e compreender, de maneira mais aprofundada, o fenômeno da intertextualidade que se caracteriza pela criação de um texto a partir de outro já existente. Dessa forma, foi realizado um estudo comparativo entre as obras “A marca de uma lágrima”, escrita por Pedro Bandeira, e o filme francês “Cyrano de Bergerac”, cuja reedição foi lançada na década de 90, tendo como inspiração uma peça de teatro encenada pela primeira vez em 1897. Como metodologia, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica almejando definir a intertextualidade e sua importância no processo educacional e, posteriormente, uma de campo com alunos matriculados em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Foz do Iguaçu, PR.


Palavras-chave


Intertextualidade; Aprendizagem; Pedro Bandeira; Cyrano de Bergerac.

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DOI: 10.3895/recit.v8.n19.4821

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