Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação

Flávia Cristina da Silva, Kátia Cardoso Campos Simonetto

Resumo


O presente artigo é trabalho de conclusão de curso de especialização em educação: métodos e Técnicas de ensino que objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, referente à saúde mental do professor na educação, observando-se assim as principais patologias que acometem os professores durante sua vida docente, enfatizando assim as causas do adoecimento, qualidade de vida para o restabelecimento de sua saúde mental. A metodologia utilizada para desenvolver este estudo foi à pesquisa bibliográfica com revisão sistemática. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados e livros em maio de 2015, a partir de critérios de seleção e exclusão e termos definidos a priori, tendo como escopo de análise um total de 05 artigos que tiveram seus textos analisados, textos esses que se referem a saúde do professor. Os dados coletados foram de participantes provenientes dos estados de São Paulo (1 artigos), Mato Grosso do Sul (1 artigo) , Rondônia ( 1 artigo), Minas Gerais (1 artigo), Rio Grande do Sul (1 artigo). Com este estudo pretende-se contribuir para novas pesquisas sobre a saúde mental do professor.


Palavras-chave


Saúde; Educação; Saúde mental.

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DOI: 10.3895/recit.v8.n21.4815

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