A importância das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar

Marcos Vinicius Garcia Furlan, Maria Fatima Menegazzo Nicodem

Resumo


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar porque as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem e devem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar. O objetivo foi analisar se no contexto escolar o uso das tecnologias da informação e comunicação apoia o processo de ensino-aprendizagem. Como pesquisa de campo, foram distribuídos questionários para alguns professores como forma de investigação sobre o tema apurando o que pensam sobre o a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola. Também faz-se referência a ação do professor no sentido de aliar as novas tecnologias às metodologias utilizadas em sala de aula, como forma de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Enfoca o fato dos alunos do hoje já crescerem informatizados, o que torna necessário que  professores e demais profissionais se qualifiquem e usem as Tecnologias de informação e Comunicação como ferramenta educacional. As TICs devem ser usadas no processo de ensino-aprendizagem, daí a importância de atividades bem elaboradas e planejadas. Dessa forma, as TICs não podem ser vistas como algo que vai resolver todos os problemas educacionais atuais, mas sim como um elemento que possa contribuir com a construção do conhecimento no educando.


Palavras-chave


Tecnologias de Informação e Comunicação; Ensino-aprendizagem; Ambiente Escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n19.4720

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr