Influência da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização

Rafael Amorim Silveira, Ricardo dos Santos

Resumo


Atualmente, a educação psicomotora vem sendo enfatizada em instituições escolares e pré-escolares, clubes, espaços de recreação etc. A psicomotricidade vem como um mecanismo de ajuda para o desenvolvimento cognitivo fazendo com que a criança de forma natural e espontânea venha a dominar o próprio corpo e adquirir movimentos voluntários à medida que cresce. A educação só será completa se for global, isto é, realizada de tal forma que compreenda o todo da criança, com base numa abordagem corporal, que procura mostrar a importância da criatividade, do contato, da relação, da liberdade do brincar em um desenvolvimento harmônico. Através do brinquedo, da brincadeira, dos jogos e do movimento, que a criança vive a sua fantasia, torna-se mais tarde um adulto capaz e realizado. A educação física tem muito a contribuir nesse aspecto, porque tem como promover atividades que aprimorem essas características citadas acima; trabalhando paralelamente essas ações, respeitando o progresso da constituição fisiológica da criança e auxiliando esse processo. O trabalho é um estudo transversal de caráter descritivo. Tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais, desenvolvendo assim, também o movimento humano, pois ele é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço

Palavras-chave


Psicomotricidade; Desenvolvimento; Educação

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DOI: 10.3895/recit.v8.n17.7398

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