A utilização de filmes como recurso pedagógico em aulas de química: uma abordagem contextualizada com o tema drogas lícitas
Resumo
O filme é um recurso pedagógico atrativo audiovisual que propicia a comunicação dialogada e promove a discussão que relaciona o saber do senso comum observado ao conhecimento científico significativo apresentado. O potencial didático de um filme é analisado como objeto de reflexão que permite a reelaboração do conhecimento informal ao científico que perpassa às diferentes áreas do conhecimento, sugerindo a interdisciplinaridade e o trabalho conjunto com outras ferramentas pedagógicas. A intencionalidade da utilização desta ferramenta nas aulas de Química numa abordagem das Drogas lícitas é oportunizar ao educando o interesse primeiramente a conhecer com propriedade o saber cultural e científico além daquilo que ele tem como informação desconexa e duvidosa por uma linguagem cotidiana que é apresentada nas diferentes mídias. O papel do professor mediador neste processo de aprendizagem é apresentado com um planejamento didático-pedagógico que extrai todas as possibilidades de saberes científicos e sócios-culturais numa dinâmica interativa e geradora de questionamentos e o desejo à busca de novos esclarecimentos. Os filmes Obrigada por Fumar e O óleo de Lorenzo temo intuito de sensibilizar os estudantes em finalidades divergentes quanto ao uso das drogas químicas lícitas. O processo da aprendizagem nesta abordagem tem o encaminhamento do contexto midiático audiovisual que interpreta a realidade ao sistemático da compreensão das estruturas moleculares e nomenclaturas científicas. A Ciência é então percebida e analisada como um todo presente no cotidiano dos sujeitos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v8.n17.4970
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.