Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química

Rosane Vaniski, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça Charles Brandão, Sirlei Patrícia de Souza

Resumo


A química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua facilidade de aplicação e resultados obtidos. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as influências das atividades lúdicas no ensino da química, analisando o aprendizado dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio regular. Realizou-se a pesquisa no período noturno em uma Escola Estadual do Município de Santa Helena/PR, fazendo uma comparação entre a aprendizagem com outra turma nas mesmas condições. Sendo assim fez-se uso da pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva tradicional e a metodologia lúdica, utilizando-se para a coleta de dados avaliação escrita após a atividade lúdica. Com este estudo pretendeu-se analisar o aprendizado, de forma dinâmica e motivacional, sendo que, por meio dos resultados obtidos percebeu-se que a ludicidade interferiu no aprendizado da química, melhorando-o. Além de desenvolver um ambiente motivador, que proporcionou maior interesse e criatividade dos estudantes.

Palavras-chave: atividade; jogo; lúdico; pesquisa.

 


Palavras-chave


atividade; jogo; lúdico; pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n17.4704

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr