Software glossário de informática com aplicação de libras e de tecnologia de captura de movimento 3D
Resumo
Este projeto tem por objetivo desenvolver um software glossário bilíngue de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e português, voltado para a área de informática através de uma captura de movimento em 3D, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPQ). Teve origem na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho, e como instituição colaboradora, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Cornélio Procópio. Nesse trabalho será discutido qual a melhor tecnologia acessível para a captura de movimentos, principalmente das mãos, dentre elas se encontra Kinect, luvas com sensores de movimento e Câmeras da Vicon com captação de movimento. Após essas pesquisas serem colocadas em prática com testes, foi concluído que as câmeras Vicon seriam o mais adequado para a realização do projeto, as câmeras são capazes de captar os movimentos em tempo real de uma pessoa fazendo um sinal em Libras e transformá-la em um esqueleto e posteriormente um avatar que repete exatamente o mesmo sinal. Utilizando os softwares livres Makehuman para caracterizar o avatar e Blender para animar o mesmo e renderizá-lo em formato vídeo. Finalizando o processo, será desenvolvido um software sinalário na IDE Visual Studio 2013 com todo acesso as palavras da informática, em conjunto dos vídeos da sinalização, significado e exemplo de frase. Com o sinalário de informática, é possível suprir a demanda da comunidade surda por soluções que incluam a mesma no meio da informática.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v8.n17.4365
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.