GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
As metodologias ativas permitem múltiplas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, buscando superar práticas pedagógicas que não envolvem os estudantes. Uma das metodologias ativas que podem contribuir é a gamificação, permitindo o uso de múltiplos recursos, valorizando competências e habilidades do século XXI. Para compreender como a gamificação está sendo abordada no ensino de Química, emerge o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura (RSL) destacando como esta metodologia está sendo inserida, quais estratégias e teorias são utilizadas, além das contribuições para o ensino de Química. A pesquisa se firma sobre a análise qualitativa, seguindo por um itinerário rigoroso da RSL: (I) estratégia de pesquisa, (II) critérios de seleção dos estudos, (III) seleção de estudos, (IV) análise dos trabalhos selecionados, (V) apuração dos dados e resumo e análise das informações. Neste sentido, a pesquisa foi realizada em 2811 periódicos de classificação A e B do Qualis-CAPES, na área de Ensino, além da análise de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações publicadas no período de 2010 a 2020. Os resultados mostraram que dos 26 trabalhos encontrados, apenas quatro atendiam aos critérios pré-estabelecidos. Na análise desses trabalhos observa-se que a Gamificação no ensino de Química segue estratégias semelhantes sendo a abordagem qualitativa o centro das pesquisas do tema, embora fragilidades no que diz respeito as discussões conceituais, teóricas e práticas sejam encontradas. Além disso, os estudos apontam que a Gamificação contribui para o ensino de Química, tendo como característica principal, o engajamento dos estudantes.Ens
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v14.n33.15233
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.