Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação

Paola A. Ávila Soares, Marco Antonio Batista Carvalho, Luciana Paula Vieira de Castro

Resumo


O presente trabalho buscou analisar as possíveis relações entre o atual paradigma da Sociedade da Informação e seus pontos de interseção entre os aspectos da concepção de Economia Política da Informação e os documentos norteadores da educação, o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de cidadania. A concepção de Economia Política da Informação vem apontando a informação como principal insumo para produção intelectual e a relaciona e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sob o viés da mercantilização do conhecimento. Assim, este trabalho busca, a partir da literatura, abordar os conceitos de educação, cidadania e economia política da informação, conduzindo o problema de pesquisa por meio do emprego de noções de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Finaliza discutindo que as relações entre as concepções se pautam, sobretudo, na lógica da produção do conhecimento. Diante disso, reverbera sobre estudante de ensino médio o fomento à dinâmica do foco ao mercado de trabalho, sobre o qual incide a necessidade do domínio do uso das TIC. Portanto, a partir do presente trabalho, compreendemos que a dinâmica do ensino médio, nesse cenário, afasta cada vez mais a noção de cidadania do estudante de classes menos favorecidas.

 


Palavras-chave


Educação; Cidadania; Economia Política da Informação

Texto completo:

13940


DOI: 10.3895/recit.v14.n34.13940

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