Gestão estratégica para uma empresa comércio de combustíveis considerando o Balanced Scorecard

Tania Mara Bonadiman, Oldair Roberto Giasson

Resumo


Este artigo apresenta os principais conceitos, características e objetivos do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas. Inicialmente tratado como um sistema de avaliação de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecard evoluiu e atualmente é possível tratá-lo como uma ferramenta de gestão; diante dessa justificativa o objetivo deste trabalho é propor melhorias nos processos e nos resultados da empresa Comércio de Combustíveis Pastorello Ltda. através da metodologia do sistema de gestão. Os resultados obtidos demonstram que o sistema de gestão atende as necessidade e expectativas dos gestores da organização, pois permite que sua estratégia seja transformada em objetivos e medidas tangíveis através dos elementos operacionais: posicionamento estratégico, mapa estratégico, indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Palavras - chaves: Balanced Scorecard, Estratégia, Gestão, Perspectivas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr