As representações de gênero e diversidade sexual na mídia internet: artefato de trabalho no contexto escolar

Cristina Tavares da Costa Rocha

Resumo


Este artigo apresenta parte de um módulo (de amplo projeto) relativo a representações de gênero e diversidade sexual na Internet, reconhecida esta como a maior de todas as redes que integram as novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na contemporaneidade, caracterizada pela Sociedade em Rede. O projeto é intitulado “Refletindo gênero na escola: A importância de repensar conceitos e preconceitos”, que visa sensibilizar profissionais da rede municipal de educação de Matinhos-PR sobre as questões de gênero e diversidade sexual no ensino fundamental. O nome fo módulo, que é o quarto e último da série do projeto como um todo, é: Gênero, diversidade sexual e mídia3. No presente artigo o enfoque dado à Internet privilegia sua recente conceituação como mídia. E, a partir desta conceituação, reforça-se a necessidade da Internet ter uma inserção mais significativa no ensino em geral, e no fundamental, em particular, como instrumento de trabalho e pesquisa para alunos/as e profissionais da educação, direcionado às reflexões sobre relações de gênero e diversidade sexual, visto que este instrumento auxilia a ampliar condições de cidadania aos indivíduos e coletividades. Da perspectiva da Internet como mídia e como artefato direcionado à Educação, são ressaltadas: 1) sua dimensão conservadora, visto que reproduz o status quo cultural vigente no sentido de permanências em relação a situações que reforçam concepções de caráter heterossexual e, em decorrência, de atitudes estereotipadas, preconceituosas, homofóbicas e discriminatórias em relação a GLBTs4; e 2) sua dimensão libertária, visto que incorpora concepções além das ainda hegemônicas heteronormativas, a exemplo de sites, matérias, imagens, sobre GLBTs.

Palavras-chave


Gênero; Diversidade sexual; Mídia; TICs; Internet.

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DOI: 10.3895/cgt.v5n19/20.6185

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