Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa

Fernanda de Araújo Fonseca, Leonardo Miguel

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar formas de regulação de poder e ideologia, acerca da etnia, presentes em dois livros didáticos de língua inglesa. A análise foi inicialmente realizada investigando a frequência de situações envolvendo personagens de origem afrodescendente. No primeiro livro havia apenas duas situações, enquanto no segundo, apenas uma. Partindo das situações, foi realizada uma análise qualitativa e comparativa acerca de como personagens negros são posicionados com relação aos personagens brancos.As considerações levantadas demonstram que é necessário rever o conteúdo veiculado nos materiais didáticos, visto que foram diagnosticadas a quase invisibilidade da etnia negra e, sendo visível, estas aparecem subordinadas às relações de poder e ideologia étnica que são mantidas e reforçadas nesses materiais.

Palavras-chave


Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v20n28.7837

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr