O uso de séries como estratégia para o ensino de língua e cultura inglesas

Guilherme Augusto Louzada Ferreira de Morais

Resumo


Buscamos promover uma discussão acerca do uso de novas tecnologias em sala de aula, especificamente nas aulas de inglês, de modo que o professor seja capaz de possibilitar o conhecimento da língua e da cultura paralelamente. A partir do uso da série estadunidense Friends, objetivamos analisar e compreender de que forma a inclusão da série de TV pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos e da própria prática pedagógica. Para isso, propusemos um plano de aula para a professora responsável pela disciplina de língua inglesa, de uma Escola Estadual situada no interior do estado de São Paulo, específico sobre o tema do Thanksgiving. Procedemos, em momentos anteriores e posteriores à exibição do episódio, à aplicação de questionários, a fim de avaliarmos conhecimentos prévios dos alunos. Identificamos os principais aspectos sobre os conceitos de cultura e, como fator mais destacável, obtivemos respostas positivas quanto ao uso de séries como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. À guisa de conclusão, este trabalho contribui para as discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem da cultura estadunidense na sala de aula, estreitando o vínculo entre o ensino de língua e cultura.


Palavras-chave


Linguística Aplicada; Ensino de LE; Novas tecnologias

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v21n34.10253

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr