O modelo de gestão de pessoas por competências: um estudo de caso em um órgão público federal sobre os fatores que afetam a implantação deste modelo

Dyhele de Macedo Silva Lima

Resumo


O estudo busca identificar a percepção dos colaboradores de um órgão público federal sobre os principais fatores que afetam a implantação do modelo de gestão pessoas por competências, GPC, assim, como identificar a natureza desses fatores. Quanto ao nível da pesquisa, utilizou-se o método descritivo e como procedimentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, com 40 servidores do órgão, selecionados por amostragem não aleatória e por conveniência. Para encontrar a natureza dos fatores, segundo o padrão de variação das características, empregou-se uma análise fatorial exploratória do tipo R, a fim de identificar grupos de fatores com o maior grau de independência possível. Quanto aos achados da pesquisa, destacam-se, quanto à percepção, que todas as pessoas entrevistadas tinham conhecimento do modelo de GPC; todos possuíam competências necessárias para o alcance da missão organizacional; e mais da metade concordou que, por ser um novo modelo de gestão de pessoas, há muitas dificuldades para definir o mapa de competências, entre eles, a resistência à mudança. Quanto à natureza, o método agrupou os 15 itens do questionário em cinco variáveis latentes, de acordo o padrão de variação das características dos itens.


Palavras-chave


Gestão de Pessoas.;Gestão por Competências; Análise Fatorial; Variáveis Latentes.

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DOI: 10.3895/gi.v13n4.7461

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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