Planejamento e desenvolvimento da gestão de operações: Um estudo de temas relevantes no contexto do Brasil e de Portugal RESUMO Barbara Luzia Sartor Bonfim barbarals.bonfim@yahoo.com.br Instituto Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Christiane Gonçalves chrisdellara@hotmail.com Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Scheila Costa da Silva scheila_costa@hotmail.com Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, Paraná, Brasil. Acácio Vasconcellos Telechi acaciotelechi@gmail.com Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal. O objetivo desta pesquisa foi entender qual a importância que alunos e professores do Brasil e de Portugal atribuem aos temas da Gestão de Operações. Para isto, após uma busca exploratória em bases de dados, como opção metodológica utilizou-se o questionário proposto por Peinado e Graeml (2014). A primeira contribuição desta pesquisa foi de validar estatisticamente o questionário, utilizando para isto o Alfa de Cronbach, na qual, obteve-se resultados satisfatórios, com todas as dimensões com alfas superiores à 0,7. Os achados da pesquisa mostraram percepções diferentes da importância do tema Gestão de Operações entre brasileiros e portugueses em 37 de 45 questões, à 1% de significância à partir de Testes post hoc de Tukey na ANOVA. Assim, considerando estes achados, este artigo foi original ao validar o questionário, e sua relevância é tentar compreender as diferenças de percepções entre os respondentes dos dois países. PALAVRAS-CHAVE:Gestão de operações, Brasil, Portugal, Professores, Alunos. INTRODUÇÃO Nos últimos anos percebeu-se um mercado mais globalizado o que consequentemente aumentou a competitividade em empresas e estes fatos maximizaram o ensino e a pesquisa no campo de Gestão de Produção e Operação (ARKADER, 2003). Ensinar e pesquisar de acordo com Pereira (2007) são atividades que possuem como principal figura o docente universitário e como insumo primordial o conhecimento. Pereira (2007) afirma que ao atuar no ensino o docente compartilha conhecimentos com os alunos e atuando na pesquisa ele adquiri maiores conhecimentos para si e para a sociedade, por outro lado a pesquisa configura técnicas de criação e gênese do conhecimento, enquanto o ensino consiste em práticas de disseminação do conhecimento em salas de aula (PEINADO; GRAEML, 2014). De acordo com Kourganoff (1990), ensino e pesquisa são dois aspectos distintos que exigem recursos diferentes para cada um deles, ou seja, cada um exige dons diversos que dificilmente são identificados em uma única pessoa. De acordo com alguns autores o ensino e pesquisa integram em dois extremos da atividade acadêmica (BREW, 2003; BROWN, 2005; COATE; BARNETT; WILLIAMS, 2001; ROBERTSON; BOND, 2005). Entretanto, outros autores afirmam que ensino e pesquisa estabelecem de atividades diferentes que se relacionam entre si apenas por uma linha muito tênue (HATTIE; MARSH, 1996) atividades estas, incompatíveis de serem realizadas por um mesmo profissional segundo Kourganoff (1990), uma vez que ensinar e pesquisar são considerados papéis conflitantes (FOX, 1992).Assim, considerando a contextualização apresentada, a questão de pesquisa deste artigo é: Qual a importância que alunos e professores do Brasil e de Portugal atribuem aos temas da Gestão de Operações? Sob o ponto de vista prático, este tipo de pesquisa se justifica, conforme Peinado e Graeml (2014, p. 629) pela “possibilidade de divulgação dos resultados para pesquisadores interessados no tema, para professores dos cursos de Administração ou Engenharia de Produção, em que os conteúdos são ministrados e para os praticantes da Gestão de Operações, como forma de orientar seus esforços de modo a que consigam contribuir para tornar a Gestão de Operações mais relevante para as empresas e a sociedade como um todo”. Ainda, percebe-se uma contribuição prática desta pesquisa no sentido de que gestores e organizações podem utilizar os resultados aqui obtidos para concentrar seus esforços em atividades relevantes percebidas pelos respondentes, no contexto da Gestão de Operações. Também, visto que foram coletados dados em dois continentes (América do Sul e Europa), os resultados podem ser utilizados em contextos de empresas multinacionais. Como contribuição teórica, este artigo pretende avançar com a discussão acadêmica sobre o assunto, que vêm desde Smith e Robey (1973), Green, Newsom e Jones (1977), Westbrook (1994), Levenburg (1996), Machuca e Luque (2003), Slack, Lewis e Bates (2004) e, mais recentemente, Peinado e Graeml (2014). Peinado e Graeml (2014) mostram a existência de uma lacuna entre a teoria acadêmica e sua utilização na prática da Gestão de Operações, fato que corrobora a importância da discussão sobre o tema. Em seções subseqüentes, o trabalho encontra-se estruturado em quatro capítulos, além da presente introdução. A segunda seção apresenta o referencial teórico, que traz aspectos teóricos sobre a gestão de operações. A terceira seção traz os aspectos metodológicos. A quarta seção aborda os resultados doartigo e, por último, a quinta seção mostra as conclusões, limitações e sugestão de pesquisas futuras. REFERENCIAL TEÓRICO Este referencial, que dá suporte para a construção da pesquisa, encontra-se divido em quatro partes, as quais: gestão de operações, ensino sobre gestão de operações, pesquisa sobre gestão de operações e estudos anteriores. GESTÃO DE OPERAÇÕES O campo de Gestão de Operações experimentou mudanças substanciais desde o estabelecimento das manufaturas no século XIX, com ocasionais crises de identidades (SPRAGUE, 2007). Da Gestão da Fábrica, passando pela Gestão da Produção e chegando a Gestão de Operações, as mudanças se intensificaram, especialmente nas últimas décadas, com grande impacto tanto na atividade empresarial quanto nas atividades de ensino e pesquisa (GUPTA, VERMA, VICTORINO, 2006). Kleindorfer et al., (2005) explica que a Gestão de Operações (GO) é definida como adição das habilidades e conceitos que permitem às empresas estruturar e controlar os seus processos de negócio para alcançar um retorno competitivo, sem vincular as necessidades legítimas das partes interessadas internas e externas e levando em conta o impacto da suas operações sobre as pessoas e o meio ambiente, gerando vantagem de produtividade e competitividade. Com a mudança no cenário competitivo das últimas décadas a partir de um mercado mais globalizado, torna-se necessário promover e incentivar o ensino e a pesquisa no campo de Gestão de Produção e Operação (ARKADER, 2003). A gestão de produção e operações (GPO) é um importante componente na estratégia de organizações, sejam elas de grande e pequeno porte, conforme Hayes et al. (2004), que também explica que a GPO está sendo cada vez mais reconhecida como aspecto competitivo relevante de suas estratégias. A gestão das operações abrange o campo do conhecimento que engloba diferentes disciplinas acadêmicas e também seus respectivos campos de aplicação. Um desses campos de aplicação corresponde à engenharia de produção com foco específico em práticas e execução dos métodos aplicados em produção (SLACK et al., 2004). Enquanto a atual literatura em Gestão de Produção e Operação (POM) é rica em ambientes dos países desenvolvidos com eventuais crises de identidade (SPRAGUE, 2007), ela é carente em identificar características, modelos de gestão e peculiaridades das operações em países emergentes, como o Brasil (GOLDMAN,2007). Neste sentido, a estratégia de operações visa tratar do conjunto de decisões relacionadas à função de produção ou operações “que é responsável por satisfazer às solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços” (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009, p. 5). Lima et al. (2008, p.1) complementam essa visão afirmando “que a nova visão estratégica da produção representa a interação empresa e ambiente na sua essência e esse é o grande desafio da empresa moderna”.Slack, Lewis e Bates (2004) apontaram outros aspectos que consideram problemáticos da produção acadêmica em GPO: a ênfase excessiva em manufatura e pouca atenção às pesquisas em serviços, além de divergências entre as prioridades de temas dos executivos do mercado e a agenda dos pesquisadores de operações. Este estudo aponta, então, que a área de GPO faz pesquisas empíricas, mas ainda de temas não relevantes para a prática. A estratégia de produção está, portanto, preocupada com o desenvolvimento de um planejamento de longo prazo para determinar como melhor utilizar os principais recursos da empresa, de modo que haja um alto grau de compatibilidade entre esses recursos e a estratégia corporativa de longo prazo da companhia (DAVIS; AQUILANO; CHASE, 2001). ENSINO SOBRE GESTÃO DE OPERAÇÕES Linderman e Chandrasekaran (2010) realizaram um estudo por meio da análise de citações nos principais periódicos internacionais de Gestão de Operações, e alertam para a necessidade de ampliação na interdisciplinaridade dos temas de Gestão de Operações, explorando as interfaces com outras disciplinas da Administração, tais como Marketing e Finanças. Slack, Lewis e Bates (2004) consideram que os fundamentos teóricos no campo da Gestão de operações são um pouco diferentes de outros assuntos de gestão acadêmica, como estratégia, marketing ou financeiro, considerando que estes campos de estudo são diretamente ligados em basear disciplinas teóricas como economia, sociologia, psicologia e matemática, sendo que os fundamentos de Gestão de Operações estão mais fragmentados. Em geral, a avaliação de campos científicos tem como unidade de análise os artigos publicados. Contudo, considerando a perspectiva de que o conhecimento científico, materializado na publicação desses artigos, é construído socialmente (MERTON, 1973; KUHN, 1978), a partir da cooperação entre pesquisadores no processo de investigação e teorização, o estudo do relacionamento entre eles pode trazer contribuições significativas para o entendimento da dinâmica do campo de estudo. As relações sociais em uma rede são pertinentes para o desenvolvimento do conhecimento científico e do estabelecimento de uma disciplina, sendo possível acompanhar a evolução de um campo de estudo por meio da produção científica a ele imputado. O entendimento destas relações permite mapear a base de conhecimento em um determinado campo (LEIDESDORFF, 2007; MACINTIRE, 2006).Acadêmicos da área de gestão de operações reivindicam a concentração nas preocupações gerenciais "reais" (WILSON, 1995) e regularmente dedicam-se às necessidades dos profissionais (HAYES, 2000). Na verdade, argumenta-se que a genealogia específica da gestão de operações moderna é um amálgama de diferentes áreas disciplinares acadêmicas (por exemplo, a teoria dos sistemas) e campos de aplicação práticos (por exemplo, engenharia de produção). No entanto, apesar do aparente enfoque prático da literatura acadêmica da gestão de operações, a história demonstra uma ansiedade em demonstrar o quanto útil a gestão de operações é para a prática das operações (BUFFA, 1982; VOSS, 1995). A PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE GESTÃO DE OPERAÇÕES O desenvolvimento de pesquisas científicas tem apresentado resultados consideráveis de publicações científicas em diversas áreas sendo uma delas, a Gestão de Operações, que apresenta crescimento no número de publicações em periódicos nacionais e internacionais (PEINADO E GRAEML, 2014). A pesquisa acadêmica em GOP foi desenvolvida por inúmeros autores em países desenvolvidos (CHASE, 1980; MILLER; GRAHAM, 1981; MEREDITH et al., 1989). Mais recentemente, Gupta,Verma e Victorino (2006) realizaram uma investigação das pesquisas empíricas publicadas nos 150 artigos do periódico Production and Operations Management no período de 1992 a 2005, em que verificaram que a participação das pesquisas com utilização de dados empíricos havia evoluído de 30% para 40% no período analisado. Buffa (1980) e Flynnet al. (1990) desenvolveram estudos que alertam para a necessidade e importância de pesquisas empíricas, alinhadas à prática no “mundo real”. Slack, Lewis e Bates (2004) apontaram outros aspectos problemáticos da produção acadêmica em GOP: a ênfase excessiva em manufatura e pouca atenção às pesquisas em serviços, além de divergências entre as prioridades de temas dos executivos do mercado e a agenda dos pesquisadores de operações. Rungtusanatham et al. (2003) desenvolveram uma análise histórica da produção científica de 285 artigos do tipo survey (pen-and-paper) publicados em seis periódicos internacionais (DS, IJO&PM, IJPR, JOM, MS e POM) tradicionais em Gestão de Operações, para o período de 1980 a 2000. No Brasil, as pesquisas de análise da produção científica em Gestão de Operações são mais limitadas. Um dos trabalhos seminais sobre o assunto foi realizado por Arkader (2003), na qual se investigou e se classificou 221 trabalhos publicados nos anais do EnAnpad no período de 1980 a 2002 e 82 artigos publicados na RAE – Revista de Administração de Empresas. Godinho Filho, Fernandes e Lima (2009) analisam e classificam a produção científica em gestão da produção na indústria de calçados. Por último, Corrêa, Paiva e Mendes Primo (2010) realizam um breve relato sobre a evolução da pesquisa em Gestão de Operações no Brasil, e confirmam a influência da área da Engenharia de Produção, sobretudo pela presença de artigos com modelagem matemática em muitos trabalhos da área de Administração. Apresentados os aspectos sobre pesquisa científica na área de GOP, será apresentada a metodologia da pesquisa. ASPECTOS METODOLÓGICOS Esta pesquisa utilizou-se de uma metodologia quantitativa que resulta da intenção de generalização de resultados, a partir de dados coletados para a amostra de pesquisa como sugerido por Babbie (2001). Neste sentido, esta seção apresenta as opções metodológicas adotadas nesta pesquisa. Para tanto, encontra-se dividida em caracterização da pesquisa, delineamento metodológico, amostra da pesquisa, coleta dos dados e análise estatística dos dados DELINEAMENTO METODOLÓGICO A pesquisa iniciou com uma busca exploratória na literatura com o objetivo de selecionar um questionário que mensurasse a importância de temas da gestão de operações. Para isto, foram pesquisadas as seguintes bases de dados: Scielo, Scopus e Web of Science, utilizando como critério de pesquisa a presença da palavra Gestão de Operações e, em inglês, operation management, nos títulos dos artigos. Foram selecionados, inicialmente, uma grande quantidade de artigos e, por meio da leitura prévia dos títulos, foram pré-selecionados 12 artigos que apresentavam proposições de questionários. Após uma seleção final analisando os 12 artigos, selecionou-se a pesquisa de Peinado e Graeml (2014), que propôs um questionário para evidenciar a importância da gestão de operações em praticantes, professores e pesquisadores do Brasil. Este questionário possui 10 dimensões, com 45 questões, no total, e encontra-se evidenciado no Quadro 1. Quadro 1 – Questionário da Pesquisa Nome da Dimensão Questão 1 Estratégia de operações Estratégias e políticas de produção Gerenciamento de operaçõesglobais 2 Gestão da rotina de operações Gerenciamento da produção e processos Planejamento, programação e controle das operações Mensuração de desempenho e produtividade Planejamento e análise de capacidade Contabilidade de custos para a gerência de operações Gerenciamento das informações de operações Localização de plantas, projeto e leiaute 3 JIT –Manufaturaenxuta Sistemas de produçãoenxuta Sistemas de manufaturaflexível Automação CIM - CAD/CAM 4 Gestão da qualidade Gerenciamento da qualidade Gestão da qualidade total Normalização e certificação para a qualidade 5 Logística e cadeia de suprimentos Logística, transporte e distribuição Gerenciamento de materiais e estoques Sistemas de compras e suprimentos Gestão da cadeia de suprimentos Gestão da demanda Logística internacional e globalsourcing Estratégias e práticaslogísticas 6 Ergonomia e organização do trabalho Projeto, mensuração e melhoria do trabalho Gerenciamento de recursos humanos em operações 7 Sustentabilidadeambientaloperações Questões regulatórias e ambientais em operações O papel das operações na sustentabilidade Estratégia de negóciossustentáveis Cadeias de suprimento sustentáveis e logística reversa 8 Gestão de projetos/desenvolvimento de produtos Gerência de projetos Projeto e desenvolvimento de produtos Projeto de manufatura 9 Gestão da inovação e tecnologia Gerência de tecnologia para operações Tecnologia de grupo Gestãotecnológica/mudançaorganizacional E-business e operações Inovaçãotecnológica 10 Operações de serviços Estratégias de operações de serviços Gerência de operações em organizações de serviços Produçãoenxutaemserviços Qualidade em operações de serviços Logística em operações de serviço Ergonomia em operações de serviço Sustentabilidade das organizações de serviço Projeto e desenvolvimento de novos serviços Gestão da inovação e tecnologia em serviços Fonte: Peinado e Graeml (2014). A mensuração dos resultados no questionário proposto é por meio da Escala Likert de sete pontos. Optou-se em manter a escala com 7 pontos, visto que quanto maior o número de pontos neste tipo de escala, mais normal é a curva de resposta, portanto os resultados tendem a ter menos variância e assimetria, maximizando a qualidade das respostas. AMOSTRA DE PESQUISA A escolha da amostra iniciou com a seleção de dois países com contextos diferentes, e localizados em continentes diferentes, permitindo a comparação dos dados, fato que traz mais robustez à pesquisa. Assim, considerando esta premissa, selecionou-se o Brasil e Portugal, pelo critério da acessibilidade aos dados. Assim, no Brasil foi selecionada a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), localizada em Curitiba, e, em Portugal, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), localizado em Bragança. Para responder a pesquisa e considerando a possibilidade de trazer mais valor e originalidade à pesquisa, optou-se em extrapolar a amostra delimitada pelo artigo base desta pesquisa (PEINADO; GRAEML, 2014), e coletar dados não apenas com professores, mas também com alunos de mestrado e doutorado em área afim à gestão de operações. Assim, pelo aprofundamento e conhecimento mais avançado do tema, optou-se em coletar os dados com alunos de mestrado e doutorado em área afim a gestão de operações, além de professores de graduação e mestrado/doutorado. Neste contexto, selecionou-se o curso de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR e o curso de Mestrado em Engenharia Industrial do IPB. Não foram coletados dados em alunos de doutorado em Portugal, pois apenas existe o curso de Mestrado. COLETA DOS DADOS A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de questionários, que em Portugal ocorreu na sua totalidade com questionários impressos, entregues diretamente aos alunos. Não foi possível a coleta dos dados com professores, pela dificuldade de acesso aos mesmos. No Brasil, a coleta dos dados foi de forma mista: 27 questionários foram respondidos pelos alunos/professores por meio da ferramenta Qualtrics e 20 questionários foram entregues pessoalmente e respondidos em papel pelos respondentes. ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS Com o objetivo de maximizar o valor e a originalidade desta pesquisa, optou-se em extrapolar o artigo base desta pesquisa (PEINADO; GRAEML, 2014) e validar estatisticamente o questionário supracitado e proposto pelos autores. Para isto, utilizou-se o cálculo do Alfa de Cronbach para as 10 dimensões propostas por Peinado e Graeml (2014). Para evidenciação dos achados, foram calculadas a média, desvio padrão, variância, curtose e assimetria de todas as questões, separadas por país e, ao final, juntando os respondentes dos dois países. Por fim, foram realizados testes post hoc de Tukey na ANOVA para verificar diferenças de médias entre os respondentes do Brasil e de Portugal. RESULTADOS E DISCUSSÃO Esta seção apresenta e discute os resultados obtidos com a pesquisa. Antes da apresentação dos achados dos questionários, a Tabela 1 apresenta a consistência interna do instrumento de coleta de dados, com o objetivo de validar estatisticamente o questionário utilizado. Tabela 1 – Consistência Interna do Instrumento de Coleta de Dados Dimensão Alfa de Cronbach Alfa se RetirarQuestão Questão a SerRetirada 1 0.841 - - 2 0.893 0.899 Planejamento e análise de capacidade 3 0.775 - - 4 0.789 - - 5 0.878 - - 6 0.935 - - 7 0.955 - - 8 0.857 - - 9 0.931 - - 10 0.963 0.968 Estratégias de operações de serviços Fonte: Dados da Pesquisa (2016). Hairet al. (2005) explica que o menor valor para o Alfa ser aceito é de 0,70, mas pode-se diminuir para 0,60, quando tratam-se de pesquisas exploratórias. Nesta pesquisa, considerando que foi utilizado um questionário já aplicado anteriormente, delimitou-se um Alfa mínimo de 0,7 para considerar a dimensão para o estudo.Observando a Tabela 1, percebe-se que todos os Alfa de Cronbach das dimensões são superiores à 0,7. Nas dimensões 2 e 10, caso sejam retiradas uma questão (“Planejamento e análise de capacidade” para a dimensão 2 e “Estratégias de operações de serviços” para a dimensão 10), têm-se um acréscimo no Alfa, de 0,893 para 0,899 na dimensão 2 e de 0,963 para 0,968 para a dimensão 10. Observando o conteúdo das questões relacionado diretamente ao conteúdo da dimensão, e o pequeno acréscimo que a retirada delas acrescenta no Alfa, optou-se em manter ambas as questões nas respectivas dimensões. Assim, utilizando como parâmetro o Alfa de Cronbach, o questionário foi considerado estatisticamente válido para utilização. Neste contexto, a Tabela 2 caracteriza os respondentes da pesquisa por país. Tabela 2 – Caracterização dos Respondentes por País Portugal Brasil Total Quantidade % Quantidade % Quantidade % Alunodemestrado 41 100,00% 12 25,53% 53 60,23% Alunodedoutorado 0 0,00% 14 29,79% 14 15,91% Professor de graduação 0 0,00% 10 21,28% 10 11,36% Professor de mestrado/doutorado 0 0,00% 11 23,40% 11 12,50% Total 41 100,00% 47 100,00% 88 100,00% Fonte: Dados da Pesquisa (2016). Foram aplicados, inicialmente, 49 questionários em Portugal, dos quais 8 foram respondidos incompletamente e, portanto, foram desconsiderados nos resultados finais. Assim, a amostra final contemplou 41 questionários respondidos em Portugal. No Brasil, inicialmente foram coletados62 questionários e, com 15 questionários respondidos incompletamente, considerou-se 47 questionários na amostra final. A maioria dos respondentes de ambos os países (60,23%) é de alunos de mestrado. No Brasil, a maioria dos respondentes (29,79%) foi de alunos de doutorado. Considerando esta amostra, a Tabela 3 mostra a estatística descritiva dos resultados obtidos, separada por país. Tabela 3 – Estatística Descritiva Por País Brasil Portugal M D V C A M D V C A Estratégias e políticas de produção 5.76* 1.50 2.24 3.37 -1.72 4.04* 1.40 1.95 -0.48 0.22 Gerenciamento de operaçõesglobais 5.17* 1.70 2.90 0.03 -0.79 3.51* 1.46 2.12 0.08 0.35 Gerenciamento da produção e processos 6.05 1.45 2.10 5.73 -2.27 4.91 1.47 2.17 -0.95 -0.10 Planejamento, programação e controle das operações 5.71* 1.66 2.76 2.69 -1.71 4.64* 1.41 1.98 -0.67 0.15 Mensuração de desempenho e produtividade 5.98* 1.65 2.72 4.19 -2.13 4.11* 1.31 1.71 0.17 0.59 Planejamento e análise de capacidade 5.46 1.53 2.35 1.87 -1.41 5.34 1.26 1.58 -0.94 -0.27 Contabilidade de custos para a gerência de operações 4.63* 1.81 3.29 -0.14 -0.74 2.66* 1.27 1.62 -0.23 0.48 Gerenciamento das informações de operações 5.34* 1.46 2.13 2.08 -1.24 2.26* 1.26 1.59 -0.60 0.65 Localização de plantas, projeto e leiaute 4.56* 1.86 3.45 -0.49 -0.69 2.36* 1.33 1.76 -0.44 0.58 Sistemas de produçãoenxuta 5.68 1.54 2.37 1.75 -1.42 5.00 1.41 2.00 -1.08 0.05 Sistemas de manufaturaflexível 5.44* 1.69 2.85 0.34 -1.13 3.85* 1.32 1.74 -0.50 -0.07 Automação CIM - CAD/CAM 4.88* 1.95 3.81 -0.48 -0.69 3.19* 1.28 1.64 0.06 0.28 Gerenciamento da qualidade 5.68* 1.56 2.42 1.57 -1.36 4.19* 1.35 1.81 -0.20 0.64 Gestão da qualidade total 5.37 1.74 3.04 0.68 -1.19 4.36 1.19 1.41 0.24 0.63 Normalização e certificação para a qualidade 5.07 1.81 3.27 -0.23 -0.83 4.32 1.51 2.27 -0.49 0.30 Logística, transporte e distribuição 5.49* 1.53 2.36 0.73 -1.02 3.19* 1.70 2.90 0.91 1.26 Gerenciamento de materiais e estoques 5.27* 1.69 2.85 0.28 -0.94 3.23* 1.42 2.01 -0.32 0.43 Sistemas de compras e suprimentos 5.00* 1.88 3.55 -0.17 -0.83 3.13* 1.30 1.68 -0.80 0.25 Gestão da cadeia de suprimentos 5.59 1.79 3.20 1.37 -1.46 4.43 1.64 2.68 -1.12 0.26 Gestão da demanda 5.24* 1.58 2.49 0.95 -1.07 3.62* 1.64 2.68 -0.25 0.47 Logística internacional e globalsourcing 4.29 1.81 3.26 -0.57 -0.60 4.19 1.41 1.98 -0.49 0.52 Estratégias e práticaslogísticas 4.95 1.87 3.50 -0.09 -0.96 3.91 1.28 1.64 -0.09 0.49 Projeto, mensuração e melhoria do trabalho 5.34* 1.64 2.68 0.81 -1.12 2.04* 0.93 0.87 -0.44 0.59 Gerenciamento de recursos humanos em operações 5.27* 1.69 2.85 0.32 -1.00 1.64* 0.85 0.71 0.87 1.24 Questões regulatórias e ambientais em operações 5.29* 1.76 3.11 0.87 -1.22 1.81* 0.85 0.72 0.05 0.83 O papel das operações na sustentabilidade 5.15* 1.84 3.38 0.44 -1.09 1.83* 0.73 0.54 -1.05 0.28 Estratégia de negóciossustentáveis 5.27* 1.91 3.65 0.30 -1.15 2.09* 0.83 0.69 -0.49 0.31 Cadeias de suprimento sustentáveis e logística reversa 5.44* 1.86 3.45 1.19 -1.45 3.04* 0.83 0.69 0.24 0.15 Gerência de projetos 5.59* 1.48 2.20 2.05 -1.46 3.15* 1.76 3.09 -0.98 0.42 Projeto e desenvolvimento de produtos 5.22* 1.71 2.93 0.80 -1.08 2.64* 1.15 1.32 -0.84 0.05 Projeto de manufatura 5.15* 1.71 2.93 0.09 -0.90 2.49* 1.00 0.99 -0.39 0.24 Gerência de tecnologia para operações 5.34* 1.77 3.13 1.32 -1.32 2.36* 0.87 0.76 -0.64 0.03 Tecnologia de grupo 4.71* 1.86 3.46 -0.48 -0.63 3.19* 0.90 0.81 0.41 -0.21 Gestãotecnológica/mudançaorganizacional 5.24* 1.79 3.19 0.43 -1.08 2.11* 1.01 1.01 -0.66 0.58 E-business e operações 4.80* 1.98 3.91 -0.47 -0.71 2.02* 0.97 0.93 0.65 0.86 Inovaçãotecnológica 5.78* 1.75 3.08 0.71 -1.34 2.72* 1.25 1.55 -0.98 0.20 Estratégias de operações de serviços 5.51* 1.85 3.41 1.32 -1.46 4.19* 1.71 2.94 -0.87 0.07 Gerência de operações em organizações de serviços 5.29* 1.78 3.16 0.40 -1.06 3.49* 1.32 1.73 -0.79 0.14 Produçãoenxutaemserviços 5.07* 1.75 3.07 0.73 -1.06 2.89* 0.94 0.88 -0.17 0.55 Qualidade em operações de serviços 5.44* 1.84 3.40 1.08 -1.39 1.85* 0.98 0.96 0.17 1.04 Logística em operações de serviço 5.10* 1.84 3.39 0.33 -1.03 2.02* 0.79 0.63 0.04 0.51 Ergonomia em operações de serviço 4.61* 1.79 3.19 -0.34 -0.62 1.32* 0.56 0.31 1.64 1.57 Sustentabilidade das organizações de serviço 5.15* 1.82 3.33 0.42 -1.11 2.11* 0.89 0.79 -0.24 0.56 Projeto e desenvolvimento de novos serviços 5.05* 1.99 3.95 -0.74 -0.73 1.81* 0.68 0.46 -0.78 0.26 Gestão da inovação e tecnologia em serviços 5.37* 2.00 3.99 -0.29 -1.01 1.74* 0.82 0.67 0.67 1.01 Fonte: Dados da Pesquisa (2016). Legenda: M = Média; D = Desvio padrão; V = Variância; C = Curtose; A = Assimetria; * indica que a variável tem média significativamente diferente a 1%, de acordo com os testes post hoc de Tukey na ANOVA. A Tabela 3 mostrou diferenças significativas entre a visão de brasileiros e de portugueses em relação à alguns tópicos da Gestão de Operações. Com 1% de significância de diferença de média de acordo com os testes post hoc de Tukey na ANOVA, percebe-se que brasileiros diferem de portugueses em 37 questões (aquelas assinaladas com *). Entre as maiores diferenças de percepções estão: “Projeto e desenvolvimento de novos serviços”, “Gestão da inovação e tecnologia em serviços”, “Ergonomia em operações de serviço”, todas pertencentes a dimensão operações de serviços. As menores diferenças foram observadas nas questões “Planejamento e análise de capacidade” e “Logística internacional e global sourcing”. Estes resultados mostram uma grande diferença na percepção da importância dos temas da gestão de operações entre os respondentes dos dois países. Este fato será discutido posteriormente a apresentação da Tabela com todos os respondentes. Assim, com o objetivo de permitir comparar os resultados desta pesquisa não só entre os países, mas com estudos anteriores, a Tabela 4 ilustra a estatística descritiva para todos os respondentes da pesquisa. Tabela 4 – Estatística Descritiva de Todos os Respondentes Dimensão Média DesvioPadrão Variância Curtose Assimetria 1 Estratégias e políticas de produção 4.84 1.67 2.80 -0.73 -0.39 Gerenciamento de operaçõesglobais 4.28 1.77 3.15 -0.86 -0.03 2 Gerenciamento da produção e processos 5.44 1.56 2.43 0.10 -0.87 Planejamento, programação e controle das operações 5.14 1.61 2.60 -0.20 -0.63 Mensuração de desempenho e produtividade 4.98 1.74 3.03 -0.82 -0.39 Planejamento e análise de capacidade 5.40 1.39 1.92 0.77 -0.94 Contabilidade de custos para a gerência de operações 3.58 1.83 3.35 -0.98 0.19 Gerenciamento das informações de operações 3.69 2.05 4.22 -1.31 0.08 Localização de plantas, projeto e leiaute 3.39 1.93 3.73 -1.14 0.24 3 Sistemas de produçãoenxuta 5.32 1.51 2.27 -0.35 -0.60 Sistemas de manufaturaflexível 4.59 1.69 2.87 -0.95 -0.23 Automação CIM - CAD/CAM 3.98 1.83 3.33 -0.88 0.14 4 Gerenciamento da qualidade 4.89 1.62 2.63 -0.99 -0.18 Gestão da qualidade total 4.83 1.55 2.40 -0.49 -0.28 Normalização e certificação para a qualidade 4.67 1.69 2.84 -0.81 -0.23 5 Logística, transporte e distribuição 4.26 1.99 3.94 -1.35 0.11 Gerenciamento de materiais e estoques 4.18 1.85 3.41 -1.09 0.01 Sistemas de compras e suprimentos 4.00 1.84 3.40 -1.03 0.09 Gestão da cadeia de suprimentos 4.97 1.80 3.23 -0.91 -0.46 Gestão da demanda 4.38 1.80 3.23 -0.93 -0.17 Logística internacional e globalsourcing 4.24 1.60 2.55 -0.51 -0.18 Estratégias e práticaslogísticas 4.40 1.66 2.75 -0.79 -0.18 6 Projeto, mensuração e melhoria do trabalho 3.58 2.10 4.43 -1.32 0.34 Gerenciamento de recursos humanos em operações 3.33 2.24 5.01 -1.37 0.44 7 Questões regulatórias e ambientais em operações 3.43 2.21 4.87 -1.38 0.40 O papel das operações na sustentabilidade 3.38 2.15 4.60 -1.26 0.48 Estratégia de negóciossustentáveis 3.57 2.14 4.59 -1.31 0.42 Cadeias de suprimento sustentáveis e logística reversa 4.16 1.84 3.40 -1.15 0.18 8 Gerência de projetos 4.28 2.03 4.14 -1.28 -0.28 Projeto e desenvolvimento de produtos 3.84 1.93 3.72 -1.05 0.14 Projeto de manufatura 3.73 1.91 3.65 -1.09 0.33 9 Gerência de tecnologia para operações 3.75 2.02 4.07 -1.20 0.31 Tecnologia de grupo 3.90 1.61 2.60 -0.48 0.29 Gestãotecnológica/mudançaorganizacional 3.57 2.12 4.48 -1.29 0.34 E-business e operações 3.32 2.06 4.24 -1.05 0.52 Inovaçãotecnológica 4.15 2.14 4.59 -1.39 0.10 10 Estratégias de operações de serviços 4.81 1.89 3.56 -0.83 -0.51 Gerência de operações em organizações de serviços 4.33 1.79 3.19 -1.01 -0.08 Produçãoenxutaemserviços 3.91 1.75 3.07 -0.93 0.27 Qualidade em operações de serviços 3.52 2.30 5.31 -1.51 0.33 Logística em operações de serviço 3.45 2.07 4.27 -1.19 0.47 Ergonomia em operações de serviço 2.85 2.09 4.36 -1.00 0.70 Sustentabilidade das organizações de serviço 3.52 2.07 4.28 -1.27 0.39 Projeto e desenvolvimento de novos serviços 3.32 2.17 4.70 -1.12 0.64 Gestão da inovação e tecnologia em serviços 3.43 2.34 5.49 -1.38 0.51 Fonte: Dados da Pesquisa (2016). A Tabela 4 mostrou as médias com desvios padrão não superiores à 2,50. A maior média de percepção de importância de tema foi na questão “Gerenciamento da produção e processos” com 5,44 e desvio padrão de 1,56. No trabalho de Peinado e Graeml (2014) foi encontrada a média de 6,08 nesta questão para pesquisadores e 6,19 para professores. Em Peinado e Graeml (2014) percebeu-se maior média em “Planejamento, programação e controle das operações” com 6,33 nesta questão para pesquisadores e 6,15 para professores. Tanto este trabalho quanto o trabalho de Peinado e Graeml (2014) tiveram resultados convergentes em relação à menores percepções de importância nas dimensões 6, 7, 9 e 10. O trabalho de Peinado e Graeml (2014) teve como amostra de pesquisa professores, pesquisadores e praticantes, enquanto esta pesquisa professores e alunos e, com esta amostra, obteve resultados de menores níveis de importâncias. Isso pode mostrar que, mesmo sendo estudantes de temas relacionados à Gestão de Operações, os alunos ainda não percebem com tanta importância a relevância dos temas concernentes a esta área, quanto os professores e, no caso de Peinado e Graeml (2014), os pesquisadores e praticantes. Este achado pode ser corroborado quando são analisados os respondentes de Portugal, em separado, uma vez que neste país apenas foram coletados dados de alunos e que as médias foram inferiores às médias finais obtidas neste trabalho e as médias obtidas em Peinado e Graeml (2014). CONCLUSÃO Esta pesquisa apresentou a importância que alunos e professores do Brasil e de Portugal atribuem aos temas da Gestão de Operações e foi original no momento que validou estatisticamente um questionário utilizado por Peinado e Graeml (2014). Os resultados mostraram que o nível de percepção de importância de alunos de mestrado e doutorado é inferior à percepção de professores neste trabalho e, comparando os resultados com Peinado e Graeml (2014), inferior à praticantes e pesquisadores. Este achado mostrou uma necessidade de discussão sobre a importância da Gestão de Operações entre professores e alunos, não só do Brasil, mas também de Portugal. Este trabalho apresentou algumas limitações, as quais: o número de respondentes foi baixo (88), o que impossibilitou análises estatísticas robustas para a validação estatística, quedeu-se por meio do cálculo do Alfa de Cronbach e de apenas uma coleta de dados. Assim, como sugestão para pesquisas futuras, sugere-se que uma primeira coleta de dados seja realizada com no mínimo 225 respondentes e no máximo 450, que permitiria rodar uma análise fatorial exploratória para definir possíveis dimensões diferentes daquelas inicialmente propostas. Sugere-se, também, uma segunda coleta de dados para rodar a análise fatorial confirmatória, validando o questionário com robustez estatística. Planning and development of operations management: A study of relevant issues in the context of Brazil and Portugal ABSTRACT The objective of this research was to understand the importance that students and teachers in Brazil and Portugal attribute to the themes of Operations Management. For this, after an exploratory search in databases, as a methodological option was used the questionnaire proposed by Peinado and Graeml (2014). The first contribution of this research was to statistically validate the questionnaire using Cronbach's alpha, in which satisfactory results were obtained, with all dimensions with alphas higher than 0.7. The research findings showed different perceptions of the importance of the topic of Operations Management between Brazilians and Portuguese in 37 of 45 questions, at 1% of significance from Tukey post hoc tests in ANOVA. Thus, considering these findings, this article was original when validating the questionnaire, and its relevance is to try to understand the differences of perceptions between the respondents of the two countries. KEYWORDS: Management operations, Brazil, Portugal, Teachers, Students. REFERÊNCIAS ARKADER, R. A pesquisa científica em gerência de operações no Brasil. Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 1, p. 70-802003. BABBIE, E. R. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2001. BORBA, M. L., HOELTGEBAUM, M.; SILVEIRA, A. A produçãocientíficaemempreendedorismo: análise do Academyof Management meeting: 1954-2005. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 2, p. 169-206, 2011. BREW, A. 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Desenv.,Curitiba, v. 6, n. 2, p. 282-300, mai./ago. 2017. Disponível em: . Acesso em: XXX. Correspondência: Barbara Luzia Sartor Bonfim Av. Sen. Salgado Filho, 1200 - Uberaba, Curitiba – PR Direito autoral: Este artigo está licenciado sob os termos da Licença CreativeCommons-Atribuição 4.0 Internacional.