http://periodicos.utfpr.edu.br/actio

Anais da III Semana das Licenciaturas – 2019

DOI: 10.3895/actio.v4n3.11430

ISSN: 2525-8923

 

Como citar:

SEMANA DAS LICENCIATURAS, 3., 2019, Curitiba. Anais. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11430. Acesso em: XXX

 

Direito autoral: Estes trabalhos estão licenciados sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

 

Pôsteres

A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física

Eliane Martins Braga, Maria Sara de Lima Dias

A prática pedagógica na licenciatura: preparação de crianças do 4º e 5º anos do ensino fundamental para a OBMEP

Jayme Augusto Madeira Fidelis dos Santos, Valeska Helena Alves de Oliveira, Lucilene Lusia Adorno de Oliveira, Leticia Saragiotto Colpini

Aproximação da química e o cotidiano através do teatro: cientistas versus alquimistas

Maria Caroline Sohn, Marcelo Lambach, Cleberson Leonardo Tarczewski, Juliana Amorim Galdino Figueira, Joceline Oliveira da Costa

Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório

Gabriel José Cavassin Fabri, Maria Lucia Panossian

Construção e avaliação de um material didático para o ensino das mudanças de estados físicos da água.

Gabrielly Michalsky Batista, Lisandra Cordeiro Arruda, Fabiana Pauletti, Marcos Brown Gonçalves

Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica

Jhenyffer Nareski Correia, Natalia Mann

Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência

Keith Gabriella Flenik Morais, Alfred James Dias Albon, Leonardo Antonio Borgo, Elisângela Zarpelon Aksenen, Edna Sakon Banin, Luciana Schreiner de Oliveira

Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica

Douglas Guerhart Dos Santos, Gabriela Alcoforado Pereira, Mariana Alves Benato, Fabiana R. G. e Silva Hussein, Fabiana Pauletti

Gráfico sensorial: um material didático para ensino e aprendizagem de cinética química

Waldomira Claudia Silveira Borges, Gesieli Prado Cardoso

Intervenção pedagógica de matemática: aulas preparatórias para o Enem

Igor Nascimento Duarte, Fabio Augusto Fortunato Filho, Matheus Garcia Araujo, Vinicius Marochi Olinek, Leon Terra Albuquerque Vicente, Giancarlo Holovati, Marcia Janayna Kozakiewicz, Evelyn Karine Guimaraes Pedroso, Eliane Domingues Stadler, Luciana Schreiner de Oliveira

Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente

Christian Roberto de Farias Guilherme, Gabriel Filipe Evaristo, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Pauletti

O texto dissertativo-argumentativo em sala de aula: um relato de experiência na residência pedagógica com o 3º ano do ensino médio

Cleverson Willian Honório, Pamela Juliana Nogarotto

Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física

Lukas Almeida Santana, Giovana Stedile Wozniak, Vitor Alcantara Martins, Alisson Antonio Martins, Silmara Alessi Guebur Roehrig, Bruno Felipe Venancio

Perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem

Vitor Luiz Campese Gonçalves de Almeida, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Pauletti

Projeto sobre aprendizagem significativa a partir da física do cotidiano realizado no contexto da residência pedagógica

Luciano Matheus Dalmollin, Lucas Eduardo Xavier, Alvaro Emilio Leite

Potencialidades de uso do software de videoanálise tracker em sala de aula no ensino de física

Giulio Domenico Bordin, Arandi Ginane Bezerra Jr

Reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações CTS no ensino de física

Eduardo de Assis Pereira, Noemi Sutil, Eduardo Massahiko Higashi

Residência pedagógica colaborando no processo transformador de ensino da matemática na geometria

Regina Yuri Itonaga, Glaci Walesko, Edna Sakon Banin

Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações

Emanuelly Brondani Lima, Lisandra Cordeiro Arruda, Fabio Eduardo Martins, Celso Salamon, Fabiana R. G. e Silva Hussein

Utilização de Cosméticos Naturais para o Ensino de Funções Orgânicas

Ingrid Kich Severo, Cristhiany Silverio Luviza da Cruz, Fabiana Pauletti, Fabiana R. G. e Silva Hussein

Comunicações Orais

A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise

Ana Paula de Andrade Janz Elias, Beatriz Maria Zoppo, Claudino Gilz

A história por trás do abrigo makerspace, uma análise sobre um espaço científico da UTFPR

Cristine Tokarski Lima, Carla Thais Maiewski

A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica

Nicole Cristina Cassimiro de Oliveira, Beatriz Schmitke, Nathália Alice Stella, Vinícius Evair da Silva, Edna Sakon Banin, Glaci Walesko

Agricultura familiar na conservação e uso sustentável da biodiversidade: geração de conhecimento e renda nas comunidades

Vagna Aparecida da Silva Munhão, Carlos Eduardo Gonzalez, Luiz Everson da Silva

Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos

Edirene de Lara Pereira, Ana Carolina Nishihara Thie Koki, Mayara de Biassio, Gesieli Prado Cardoso da Silva, Flávia Sutille Miranda, Camila Gabriela Grassmann, Gabrielly Michalsky, Rômulo Strapação Heine, Marcelo Lambach

Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação

Igo Levir Souza Rabelo, Noemi Sutil Sutil, Marina de Lurdes Machado

Avaliações matemáticas contextualizadas: um caminho para despertar interesse em sala de aula

Vinicius Evair da Silva, Glaci Walesko, Edna Sakon Banin

Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física

Giuliano Margoti, Wesley Astudillo de Oliveira, Alisson Antonio Martins

Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola

Cássia Corrêa Theodoro, Marisa Lima Corrêa Ricci Neta

Desafios na abordagem de conteúdos de física em curso de magistério

Daniel dos Reis Barbosa, Gilberto Luiz Fragoso Filho, Noemi Sutil, Marina de Lurdes Machado

Física em contextos: aspectos de aprendizagem em ações educativas no ensino médio

Lucas de Abreu Kasprik, Jhony dos Reis Silva, Noemi Sutil, Eduardo Massahiko Higashi

Fractais gerados por sistemas de funções iterativas

Renata Aparecida da Silva, Francisco Itamarati Secolo Ganacim

Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano

Renata Aparecida da Silva, Gustavo Marcondes de Lima, Maria Lucia Panossian

Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior

Lara Miranda Rodrigues, Letícia Taborda de Andrade

Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio

Jessica dos Santos Pagliochi, Graziele Del Sent Da Silva, João Paulo Stadler, Aline Rocha Borges

Modelagem matemática como metodologia para o processo de aprendizagem de função exponencial

Hesrron Crysthoffer Porto Santana, Pedro Luiz Gonzalez

O ensino da química a partir do teatro interativo

César Henrique de Oliveira Lomba, Daniel Augusto Mendonça Hack, Gabriel Chaise Bonatto, Gabriel Filipe Evaristo, Marcelo Lambach

O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental

Stephanie Johansen Longo Basso, Vinícius Pinheiro Gordia, Marcelo Souza Motta

O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental

Jhonatan Matheus Ribeiro de Camargo, Ingrid Albuquerque Alves

O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH

Elizabete dos Santos Leiros Batista, Gilson Faria Albuquerque

O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências

Vania Batista Bueno, Carlos Eduardo Gonzalez

O professor e a formação de novos professores: representações das identidades docentes na UTFPR

Vanessa Batista Rosa Morais

O uso da lousa digital no ensino médio

Gabriela Martos, Apijã Yukio Aihara, Richard Longhi, Kauana Sandeski Cunha

Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa

Fernanda Marconcin Rodrigues

Perspectivas de história e filosofia da ciência em ações educativas no ensino médio: experiências no programa de residência pedagógica

Roger Eduardo Lourenço, Lucas Chibeloski Bail, Noemi Sutil, Eduardo Massahiko Higashi

Possibilitando discussões sobre o Bullying nas aulas de matemática

Amanda Pasinato Cruz, Edna Sakon, Felipe Meira Goinski, Glaci Walesko, Victor Apolloni Santana

Potencialidade da obra de Fleck para a área de educação em ciências

Isis Lidiane Norato Souza, Joanez Aparecida Aires

Prática de docência: uma análise das potencialidades de uma disciplina da licenciatura para a formação científica de novos pesquisadores

Alesandra Rafael Oliveira, Joanez Aparecida Aires

Saídas de campo autônomas para estimular o estudo do meio - proposta de abordagem metodológica para o colégio Padre João Wislinski (Curitiba/PR)

Fabiano dos Santos Martins, Carlos Eduardo Fortes Gonzalez

Um olhar para os aspectos históricos da tabela periódica presentes em textos de divulgação científica publicados na revista Galileu

Adriano Lopes Romero, Marcia Borin da Cunha

Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico

Laís de Souza Rocha

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A ACTIO adota licenciamento  Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

Redes Sociais:

facebook                             


                   


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr