Eduardo Fleury Mortimer
http://lattes.cnpq.br/3488369448766844
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Eu me formei em bacharelado e licenciatura em Química, na UFMG, em 1980. Sou também Técnico em Química, formado pelo Colégio Técnico da UFMG. Antes de ingressar na Faculdade de Educação da UFMG em 1983, como professor na
área de Ensino de Química, trabalhei por 3 anos como químico em indústrias e lecionei química no ensino médio por 5 anos, em escolas de Belo Horizonte. Já como professor da UFMG fiz meu mestrado em educação na casa, concluído em 1988. Em 1994 eu
defendi tese de doutorado na USP. Essa tese foi posteriormente ampliada e publicada pela Editora UFMG, em 2000, sob o título de 'Linguagem e formação de conceitos no Ensino de Ciências'. Em 1992/93 realizei um 'sanduíche' na Universidade de Leeds,
Inglaterra, onde trabalhei com Rosalind Driver. Junto com o grupo de Leeds publiquei 'Constructing Scientific Knowledge in the Classroom', na Educational Researcher, que foi mais tarde traduzido e publicado em Química Nova na Escola. Esse artigo tem
inúmeras citações na literatura internacional e tornou-se uma referência no sócio-construtivismo. Em 1998/99 eu trabalhei com o Professor James Wertsch, na Washington University in St. Louis, EUA. Em 2003 publiquei, junto com o Professor Philip
Scott, da Universidade de Leeds, Inglaterra, o livro Meaning Making in Seconda Science Classroom, que saiu pela Open University Press. Entre meus interesses de pesquisa destaco: a relação entre elaboração de conceitos científicos e o uso da linguagem
em salas de aula de química e ciências. Trabalho também na pesquisa sobre formação de professores, pois coordeno um grupo de formação continuada na UFMG - FoCo - com ampla tradição de pesquisa, produção de materiais e desenvolvimento profissional de
professores. Tenho interesse também em filosofia e história das ciências. Tenho lecionado regularmente, na pós-graduação, as disciplinas "Educação e Conhecimento" e ?Vigotski: leituras contemporâneas?. Oriento estudantes de mestrado e doutorado.
Minha atuação junto ao FoCo gerou material didático para o ensino médio, resultado de uma pesquisa de mais de 10 anos sobre elaboração de conceitos. Esse material gerou, em 2011, os 3 volumes do livro 'Química', para o ensino médio, da Editora
Scipione, escrito em parceria com Andréa Horta Machado. Eu fui coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG, diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química, membro do CA do CNPq na área de Educação e Presidente da
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Atualmente sou membro de Comitê Editorial e árbitro em várias revistas nacionais e internacionais das áreas de educação e de educação em ciências. Fui co-editor da Revista Brasileira de
Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 à 2005, editor coordenador de Química Nova na Escola de 2000 a 2007 e editor de Educação em Revista. Sou também pesquisador I-A do CNPq e assessor da Capes e Fapesp e membro do Conselho Técnico Científico -
Educação Básica, da CAPES. Além disso, em 2004/2005 estive em Lyon, França, como professor e pesquisador convidado pelo CNRS e INRP.