Revisão narrativa sobre práticas de gestão ambiental nas instituições públicas de ensino superior brasileiras

Igor Laguna Vieira, Elmo Rodrigues Silva

Resumo


Dada a importância do setor público para a questão ambiental no Brasil, em particular das Instituições de Ensino Superior (IES), propôs-se identificar e analisar práticas de gestão ambiental presentes em IES públicas brasileiras, tendo como base na técnica de revisão narrativa. Constatou-se, em algumas dessas instituições, a existência de práticas que visam melhorar sua relação com o meio ambiente. Foram observadas ainda propostas para ampliar a gestão ambiental nas IES. A crescente adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) por órgãos públicos, especialmente pelas IES, bem como as práticas de gestão ambiental identificadas, evidenciaram que as discussões e ações dirigidas para o desenvolvimento sustentável vêm aumentando seu espaço na sociedade brasileira. A implantação de uma adequada gestão ambiental mostrou-se fundamental na busca pela Responsabilidade Socioambiental das IES públicas, estimulando a legitimidade das ações nessas instituições, no contexto considerado.  


Palavras-chave


Gestão Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Instituições de Ensino Superior; Agenda Ambiental na Administração Pública; A3P

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v16n42.9256

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr